23.5 C
Itapema
sábado, novembro 15, 2025
mais
    InícioCidadesItapemaProtótipo de urbanização da Orla do Canto da Praia é apresentado a...

    Protótipo de urbanização da Orla do Canto da Praia é apresentado a profissionais e comunidade

    Em:

    Em Destaque

    Projeto busca transformar a orla em um espaço mais sustentável, integrado e acessível, com foco em mobilidade, lazer e valorização ambiental

    A Prefeitura de Itapema apresentou nesta terça-feira (14) o protótipo do projeto de urbanização da Orla do Canto da Praia, resultado das ideias construídas de forma colaborativa durante a charrete conduzida pelo escritório Takeda Design em setembro. O encontro, realizado no Restaurante Cazah, reuniu arquitetos, urbanistas, representantes da comunidade e do poder público em um exercício coletivo de planejamento urbano.

    A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Governo e Infraestrutura, a Construtora ZAH e o Takeda Design, e representa mais um passo no processo de planejamento integrado da cidade, voltado à sustentabilidade, mobilidade e valorização dos espaços públicos.

    Durante a reunião, a equipe técnica apresentou o concept book, documento que consolida os resultados da charrette, com registros fotográficos, propostas e o conceito preliminar do empreendimento. O material reflete princípios como preservação ambiental, mobilidade urbana, fortalecimento da identidade cultural e criação de áreas de convivência e lazer.

    Entre as propostas destacadas estão a recomposição da vegetação costeira e do ecossistema de restinga, a implantação de uma marina para valorizar o potencial náutico da região e a criação de espaços de contemplação, esporte e bem-estar. O projeto também contempla rua elevada, ciclovia, quiosques, terminal de transporte marítimo, centro turístico e cultural, além de uma ilha com anfiteatro, playground, restaurantes e espaço para feiras.

    As chamadas gentilezas urbanas também estão no centro do conceito: o projeto prevê um parque linear com vegetação nativa, áreas esportivas e de lazer, além de um chafariz próximo à ilha, reforçando o caráter acolhedor e turístico da proposta.

    Inspirado em referências como a Orla de Santos (SP), o Parque Hunters Point, em Nova York, e a Península de Gansevoort, o projeto adapta boas práticas internacionais de urbanismo à identidade cultural e paisagística de Itapema, respeitando sua relação histórica com o mar e com a pesca.

    Ao final da apresentação, os participantes deliberaram sobre os próximos passos e ajustes técnicos, e novas reuniões devem ocorrer nas próximas semanas para aprofundar e aprimorar o projeto apresentado.

    Cidades