24.5 C
Itapema
segunda-feira, julho 22, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaQuarta-feira(20) continua sendo influenciada pela onda de calor no estado

    Quarta-feira(20) continua sendo influenciada pela onda de calor no estado

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado Entrevista: Hélio Dagnoni, Presidente da Fecomércio

    “Nossa intenção não é aumentar os impostos, é só...

    Itapema vai participar da fase estadual dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina

    Nos próximos dias Itapema estará presente na fase Estadual...
    Quarta-feira(20) continua sendo influenciada pela onda de calor no estado

    A quarta-feira (20) inicia com variação de nuvens e com chuva fraca e isolada pelo estado. A partir da tarde, a combinação de aquecimento, de disponibilidade de umidade e de uma área alongada de baixa pressão em médios níveis da atmosfera, segue provocando pancadas de chuva e temporais bem isolados, menos abrangentes que no dia anterior principalmente do Grande Oeste aos planaltos. 

    O risco é baixo a localmente moderado para ocorrências relacionadas às chuvas e temporais. 

    A partir da madrugada, há condições para formação de nevoeiros por SC, que se dissipam ao longo da manhã. Os ventos sopram com intensidade fraca em todas as regiões de quadrante norte, virando de direção leste ao longo da noite.

    No amanhecer, as temperaturas oscilam entre 18°C e 22°C no Oeste e Extremo Oeste e variam entre 12 e 19°C nas demais áreas. À tarde, segue a sensação de abafamento no estado, as máximas marcam entre 28°C e 37°C no Grande Oeste e entre 24°C e 31°C nas outras regiões.

    mar fica pouco agitado, com ondulações de direção sudeste e alturas entre 1,5 m e 2,0 m, com picos de 2,5 m em alto mar do Litoral Sul à Grande Florianópolis e de alturas entre 1,0 e 1,5 m, com picos de até 2,0 m em alto mar no Litoral Norte.

    mapi1
    https://youtube.com/watch?v=mNIKjoBNBAA%3Ffeature%3Doembed

    QUINTA-FEIRA (21)

    A quinta-feira (21), inicia com formação de nevoeiros por SC e com variação de nuvens que intercala com aparições do sol em todas as regiões. Novamente entre a tarde e à noite, a combinação de instabilidades atmosféricas com a oferta de calor e umidade dá condições para pancadas de chuva que podem vir acompanhadas de trovoadas entre o Grande Oeste e o Litoral Sul, nas outras áreas o dia segue com variação de nuvens e com chance de chuva fraca e isolada a qualquer hora. O risco é baixo para ocorrências associadas às chuvas. O vento médio sopra com intensidade fraca a moderada variando de noroeste a nordeste, com rajadas moderadas entre o Litoral Sul e a Grd. Florianópolis entre a tarde e à noite. As temperaturas mínimas oscilam entre 20°C e 25°C no Oeste e Extremo Oeste e variam entre 13°C e 19°C nas demais áreas. As máximas marcam entre 29 e 37°C no Grande Oeste, no Planalto Norte e no Litoral Sul e variam entre 22°C e 30°C no restante do estado.

    mapi2

    SEXTA-FEIRA (22)

    sexta-feira (22) inicia com formação de nevoeiros em todo o estado e terá tempo estável e aberto em grande parte de SC, somente em áreas do Planalto Sul, do Litoral Sul e da Grd. Florianópolis são esperadas pancadas de chuva que podem vir acompanhadas de trovoadas entre a tarde de a noite, com risco baixo para ocorrências associadas às pancadas de chuva, nas demais áreas de divisa com o RS, devido à proximidade das instabilidades que devem atuar no estado vizinho, há chance de chuva fraca e isolada. O vento sopra com intensidade fraca de quadrante norte, virando de direção oeste do Grande Oeste aos planaltos à tarde e soprando de direções variadas ao longo da noite em todo o estado.  As temperaturas mínimas oscilam entre 22°C e 27°C no Oeste e no Extremo Oeste e variam entre 13 e 19°C no restante do estado. À tarde as máximas marcam entre 21°C e 29°C no Planalto Sul, no sul do Litoral Sul e na faixa costeira, variando entre 30 e 35°C nas demais áreas de SC. 

    mapi3

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    No sábado (23) e no domingo (23) as instabilidades e os temporais devem continuar concentrados no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, o sol predomina no Grande Oeste e aparece entre nuvens do centro ao leste do estado, continuando a atingir temperaturas acima da média para esta época do ano (acima dos 33°C em praticamente todo o estado). Ainda, devido às instabilidades atuantes no RS não se descarta que a formação de núcleos de chuva muito localizados típicos de verão, em áreas do Planalto Sul e do Litoral Sul entre a tarde e a noite de domingo, também associados a combinação de calor e umidade. O risco associado a esses núcleos de chuva isolados é baixo.

    rodape-1024x195.png

    Elaborado em: 20/09/2023 às 05:00 – N° 263/2023

    Meteorologista: Ana Luiza Dors Wilke

    Cidades