16.6 C
Itapema
segunda-feira, julho 15, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaQuarta-feira(26) com calor e bastante umidade e risco de temporal próximo ao...

    Quarta-feira(26) com calor e bastante umidade e risco de temporal próximo ao RS

    Em:

    Em Destaque

    Quarta-feira(26) com calor e bastante umidade e risco de temporal próximo ao RS

    quarta-feira (26) inicia com presença de chuvas fracas no Planalto Sul, tempo nublado e alguns nevoeiros nas demais regiões catarinenses. A nebulosidade se dá por conta da aproximação de instabilidades associadas a formação de um ciclone extratropical próximo à costa do Uruguai e do RS. 

    Durante a tarde, a combinação destas instabilidades com a disponibilidade de calor e umidade pode provocar temporais isolados nas regiões de divisa com o RS, Vale do Itajaí e Planalto Norte, mas o risco é baixo para ocorrências relacionadas a esta condição.

    Rajadas de ventos ocasionais de 40 a 60 km/h podem ser observadas no litoral, em localidades do Grande Oeste e no Planalto Sul.

    Mar um pouco agitado em todo o litoral catarinense, com ondas de quadrante leste e alturas entre 1,0 m e 1,5 m.

    qua
    https://youtube.com/watch?v=U9RYMSc6rgA%3Ffeature%3Doembed

    QUINTA-FEIRA (27)

    Na quinta-feira (27), a aproximação de uma frente fria associada ao ciclone extratropical faz com que o dia amanheça nublado em Santa Catarina. A partir da tarde, a combinação deste sistema com o calor e a umidade favorece a ocorrência de temporais isolados pelo estado, especialmente do Meio-Oeste aos planaltos. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a descargas elétricas, fortes rajadas de vento e queda de granizo, como destelhamentos, quedas de galhos e árvores e danos na rede elétrica. O dia amanhece com temperaturas entre 11°C e 13°C na maior parte do estado. À tarde, as máximas variam entre 27°C e 30°C no Extremo Oeste e em todo o litoral e ficam na casa dos 22°C nas demais regiões catarinenses. 

    qui

    SEXTA-FEIRA (28)

    Instabilidades associadas a formação de um novo ciclone no oceano direcionam a umidade vinda do norte do país para Santa Catarina, o que deixa o dia encoberto e com chuvas em praticamente todo o estado durante a sexta-feira (28). O risco é baixo para ocorrências associadas a chuvas pontualmente intensas, como alagamentos pontuais. Os ventos viram de oeste para sul ao longo do dia, com rajadas de intensidade moderada (entre 40 e 60km/h) podendo ocorrer nas áreas costeiras e regiões serranas. As temperaturas no amanhecer variam entre 12°C e 14°C em todo o estado. No sul catarinense, as máximas não passam dos 15°C , enquanto que nas demais regiões variam de 17°C e 22°C. O mar fica agitado em todo o litoral catarinense, com ondas de direção sul e altura entre 2,0 m e  2,5 m.

    sex

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    No sábado (29), a aproximação de uma massa de ar frio associada a um sistema de alta pressão atmosférica faz com que o amanhecer seja com temperaturas baixas no estado, especialmente nas regiões de divisa com o RS. Este sistema também deixa o tempo firme nestas regiões no sábado (29) e no domingo (30), enquanto o norte do estado e Vale do Itajaí ainda contam com uma maior presença de nebulosidade nestes dias.

    Elaborado em: 26/07/2023 às 05:00 – N° 207/2023

    Meteorologista: Elen Pelissaro

    Cidades