Rede Feminina da palestra sobre prevenção ao câncer na Câmara de Itapema

465
Compartilhar

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Itapema realizou uma palestra de conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama, para as servidoras da Câmara de Itapema, e também para visitantes que acompanharam o evento. O encontro aconteceu no último dia 18/10, no plenário da Casa de Leis.

A “Tarde do Lenço” integrou a programação especial da campanha Outubro Rosa, organizada pelo Legislativo este ano. O encontro também promoveu a doação de lenços para a Rede Feminina, que tem uma grande procura pelo item.

A voluntária e vice presidente da Rede, Marinez Mattos, abriu a palestra comemorando que, a cada ano, o mundo está ficando mais cor de rosa, incentivando as mulheres a cuidarem de sua saúde. Na oportunidade, as mulheres de rosa apresentaram os trabalhos realizados pela instituição, a rede de apoio que mantém para as pacientes com câncer de mama, bem como deram dicas sobre a prevenção da doença.

A palestrante sobre conscientização do câncer, Iria Bonatto da Rosa, lembrou que não existe prevenção efetiva do câncer, mas sim, diagnóstico precoce, o que é de suma importância para o tratamento e cura da doença, por isso o termo mais adequado e utilizado pela Rede, é conscientização. No encontro do Legislativo, ela também demonstraram com a “Mamamiga”, como fazer o autoexame.

A palestra foi encerrada com o depoimento da voluntária Geny Iarema, que contou às mulheres presentes como venceu o câncer de mama, os desafios do tratamento, e como a rede de apoio à mulher, nesse momento, é importante para a cura do paciente.

***Quase 600 atendimento só em Outubro

Só neste mês de Outubro, a Rede Feminina de Itapema já realizou – até o momento – 566 preventivos e 295 mamografias, realizadas em parceria com uma clínica privada de Itapema. A entidade foi fundada em 2001 por um grupo de voluntárias em parceria com a Prefeitura Municipal. Hoje, mais de 70 pessoas atuam na rede. Nesses 16 anos, mais de 14 mil mulheres já realizaram seu exame preventivo gratuitamente, através deste projeto.