24.7 C
Itapema
domingo, outubro 6, 2024
mais
    InícioCidadesItapemaRevisão do Plano Diretor entra em tramitação na Câmara de Itapema

    Revisão do Plano Diretor entra em tramitação na Câmara de Itapema

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 04/10: PSD e PL declaram guerra até 2026

    Das surpresas que esta reta final de campanha nos...

    Pedala Itapema brilha em competições no fim de semana com resutados expressivos

    Os eventos, válidos para os rankings da Federação Catarinense...

    Entra em tramitação hoje, 17/10, na Câmara de Vereadores de Itapema, o Projeto de Lei Complementar nº 07/2023, que trata da revisão do Plano Diretor do município. A matéria vai ser lida em plenário na 35ª Sessão Ordinária, que começa às 19h.

    Legislação esperada, a revisão traz em suas 65 páginas, novas determinações e atualizações das Leis que baseiam a ocupação urbana de Itapema e, com isso, impõe regras gerais que norteiam o seu desenvolvimento. Vale destacar que 10 legislações compõem o Plano Diretor do município, são elas:

    I – Lei Complementar n. 07, de 06 de fevereiro de 2002;
    II – Lei Complementar n. 08, de 06 de fevereiro de 2002;
    III – Lei Complementar n. 09, de 06 de fevereiro de 2002;
    IV – Lei Complementar n. 10, de 06 de fevereiro de 2002;
    V – Lei Complementar n. 11, de 06 de fevereiro de 2002;
    VI – Lei Complementar n. 64, de 17 de janeiro de 2018;
    VII – Lei Complementar n. 65, de 17 de janeiro de 2018;
    VIII – Lei Complementar nº 79, de 19 de setembro de 2019;
    IX – Lei nº 3.369, de 28 de outubro de 2014; e,
    X – Lei nº 3.685, de 06 de outubro de 2017.

    Em vigor há 21 anos, revisão aposta no Potencial Construtivo para executar projetos de desenvolvimento urbano da cidade

    O atual Plano Diretor de Itapema está em vigor há 21 anos. Segundo o Secretário de Administração do Legislativo, Juliano Oliveira, nos últimos anos ele tem recebido “remendos” nas Leis, até chegar à atual proposta de revisão. Em 2017, um novo Plano Diretor chegou a ser protocolado na Câmara de Itapema, mas a matéria foi retirada de pauta.

    Para a Prefeitura Municipal, o destaque dessa revisão está nos dispositivos que regulamentam a Transferência de Potencial Construtivo (TPC), importante instrumento de política urbana. “Através da TPC o município viabilizou a abertura da terceira avenida, com a economia de mais de R$ 55 milhões. E também por esse meio já foram adquiridos todos os imóveis necessários para a ampliação da quarta avenida”, assinala a prefeita Nilza Simas na justificativa do Projeto de Lei.

    Ela destaca que será a transferência de potencial construtivo que permitirá a abertura da avenida interbairros, interligando o Morro da Linguiça ao Morro do Encano – áreas já declaradas de utilidade pública, e aponta outro projeto urbano a ser implantado com esses recursos: o prolongamento da segunda avenida e criação de estacionamentos verticais automatizados na cidade. “Para incentivar seu uso, a TPC integrará o coeficiente máximo de aproveitamento dos imóveis de zonas residenciais 1, 2 e 3, criando-se assim uma demanda aos certificados de TPC e consequentemente acelerando as desapropriações necessárias”, explica Nilza.

    Outro ponto importante da revisão, aponta a Prefeitura, são os parâmetros para a regulamentação da edificação de flats em Itapema, estabelecendo uma relação de serviços que deverão ser oferecidos nesses empreendimentos, seguindo o padrão de hotelaria quatro estrelas definido pela EMBRATUR. Ainda nesse quesito, o município também cria a exigência de uma vaga de garagem por unidade.

    O Projeto de Lei segue agora para análise das Comissões Legislativas, que vão esmiuçar a proposta de revisão. O PL Complementar 07/2023, já está disponível para consulta pública no nosso site, na área “Atividade Legislativa”, basta pesquisar no filtro, pelo número e ano do projeto.

    Sessão Ordinária tem a 2ª votação da LDO
    Também marcado a Sessão Ordinária desta semana, a Câmara de Itapema realiza a segunda votação da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) 2024, trancando a pauta dos vereadores para deliberação de outros projetos de lei e também para manifestações na Tribuna Parlamentar.

    Cidades