Roda de conversa resgata aspectos da cultura negra em Itapema

423
Compartilhar

A Secretaria de Educação de Itapema reuniu nesta tarde da última quinta-feira (30/08) membros das primeiras famílias afrodescendentes que habitaram o Bairro Tabuleiro. A roda de conversa que aconteceu na casa de uma moradora do bairro teve como objetivo resgatar aspectos da cultura e história da população negra, além de entender também como era Itapema na época.

A atividade faz parte da formação sobre as relações étnico-raciais e está sendo ministrada pela Professora Msc. Jeruse Romão, que também participou da roda de conversa. Ao final dos encontros da capacitação será elaborado um material com as informações mais importantes que poderá ser utilizado pelos professores da Rede Municipal de Ensino.

“Queremos entender e escrever a história desses moradores, reunimos essas 6 pessoas, sendo o mais velho com 92 anos e a mais nova com 70, para resgatar memórias da origem, infância e hábitos culturais das primeiras gerações de negros que moraram aqui no município de Itapema”, explicou a professora Msc. Jeruse Romão.