Santa Regina recebe a primeira edição do programa Prefeitura nos bairros

388
Compartilhar


Pontualmente às 7 horas, os servidores da Prefeitura de Camboriú se reuniram no Complexo Esportivo do bairro Santa Regina. O objetivo do programa Prefeitura nos bairros é levar o poder público para perto da comunidade. Cerca de 200 servidores, secretários, vereadores e o prefeito Elcio Rogério Kuhnen passaram pelas ruas num grande mutirão.

Todos os servidores das Secretarias de Obras e Agricultura trabalham nas ruas, fazendo limpeza, pintura, roçagem, capinagem, troca de tubos e serviços de tapa buraco. Servidores de outras secretarias também ajudam na execução dos trabalhos braçais. O próprio prefeito pegou uma enxada e também capinou o local. “É um trabalho para todos. Estou dando o exemplo. Vamos realizar muitos serviços aqui hoje. As equipes de Obras vão voltar na semana que vem para concluir o trabalho”, comenta. “Servir é ter atitude”.

O morador Pedro Paulo de Souza, de 69 anos, se juntou a causa. “É meu bairro, é minha cidade. Eu quis ajudar e fiz minha parte”, conclui. A moradora Flávia Rodrigues Urrutia é administradora de um grupo no bairro e divulgou a ação. “Fico muito feliz pela realização do trabalho e, ao mesmo tempo, triste pela pouca participação dos moradores”.

Ações das secretarias

A Secretaria de Educação focou os trabalhos na escola municipal Ivone Teresinha Garcia. Foram montadas tendas para pintura de rosto, contação de história, brincadeiras e distribuição de balões e algodão doce. A Fundação do Meio Ambiente (Fucam) distribuiu mudas de árvores, fez orientações sobre a separação correta de lixo e disponibilizou atendimento veterinário. A Secretaria de Planejamento Urbano vistoriou o bairro e notificou proprietários de terrenos baldios com matagal. Alguns já foram limpos e depois os donos serão notificados.

A Secretaria de Saúde colocou as equipes de Estratégia de Saúde da família para visitar as residências, enquanto agentes de endemia fizeram vistorias e trabalhos de prevenção. Foram ofertados testes de glicemia, orientações sobre saúde bucal e atividades físicas, além de testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis, por meio do Centro de Diagnóstico e Tratamento (Cedit).