Saúde bucal e tratamentos estéticos

206

Pergunte ao Doutor:

Na segunda reportagem da série “Pergunte ao Doutor”, nossa equipe conversou com o cirurgião dentista Dr. Eliser Luiz de Oliveira. O dentista é especialista em ortopedia funcional dos maxilares e falou sobre a aplicação de Botox, ortodontia, implantes dentários, clareamento dental e lentes de contatos e facetas de porcelana.

 

Cleyton Amaral

Cuidar da saúde do sorriso envolve muitos outros fatores que talvez você nunca parou para pensar. Além disso, saúde bucal em dia torna as pessoas muito mais felizes, otimistas e de bem com a vida. Isso, certamente, vai refletir em todo seu corpo e em suas relações no dia a dia. Nesta perspectiva, nossa reportagem conversou com o cirurgião dentista Dr. Elieser Luiz de Oliveira, que atua há 26 anos no ramo e desde 2005 tem uma clínica especialidade em Itapema.  De acordo com o profissional, quando chegou em Itapema percebeu uma carência na área estética e reabilitação. “O meu intuito sempre foi atender e atender bem os moradores de Itapema”, completa o dentista.

A polêmica do Botox

Um dos principais assuntos do momento quando se fala em estética fácil é a aplicação de Botox. Segundo Dr. Eliser, a Toxina Botulínica, geralmente é usada para questões estéticas, para linhas de expressão. “Até um pouco tempo atrás este procedimento era feito somente por médicos, mas os dentistas também estão habilidades para fazer”, ressalta. “A aplicação é recomendada para diminuir as linhas de expressão, as áreas mais comuns do rosto são a testa, ao redor dos olhos e ao redor da boca. Ela pode ser usada para diminuir a enxaqueca, para dores nos ombros, dores nas costas e dura de seis a oito meses”, conta o cirurgião dentista. O dentista reportou que a partir dos 30 anos já se pode fazer aplicação. A aplicação é sem dor, com uma agulha superfina, o resultado começa a aparecer de 15 a 30 dias.

 

Ortodontia

Na clínica do Dr. Elieser existe um método mais eficaz que dispensa aquelas borrachinhas quando o paciente necessita usar aparelho dentário. De acordo com o dentista, existe uma técnica muito usada para aparelho que dispensa o as borrachinhas muito usada nos EUA e que era patenteada por lá. Aparelho autoligado é a tecnologia mais moderna hoje para tratamentos com aparelho fixo. Os braquetes desse tipo de aparelho são super tecnológicos e cada um deles tem uma portinha que abre e fecha. Então o dentista abre a portinha, coloca o fio lá dentro e fecha a portinha. “Isso reduz o tempo de uso do aparelho para o paciente.

 

Implantes

Implante dentário é uma peça de titânio (como a raiz de um dente) que é cirurgicamente inserida no osso e permite que seu dentista coloque um dente substituto ou uma coroa por cima. Implantes dentários apresentam um grande benefício: como não necessitam ser ancorados em outros dentes, não é necessário desgastá-los, como é o caso das pontes. “Aqui na clínica temos a Dra. Leia, uma profissional da mais alta competência neste quesito”, argumenta.

 

Facetas de porcelana x lentes de contato

O Dr. Elieser explica que as facetas de porcelana são capinhas feitas de cerâmica com sete milímetros de espessura. Elas são cimentadas nas faces frontais dos dentes incisivos centrais para melhorar a aparência do sorriso. “Geralmente, necessita fazer desgastes nos dentes para fazer pequenas correções dentárias, além de clarear dentes escurecidos e manchados”.

Já as lentes possuem uma diferença no momento da colocação. “São capas ultrafinas de cerâmica, minimamente invasiva, ou seja, com pequeno desgaste ou nenhum desgaste destinadas a branquear os dentes e /ou corrigir a estética”, finaliza.

 

Serviço:

O que: Integrity Odontologia

Onde: Rua 220, número 222, sl 02.

Contato: 3368-9949.