Saúde de Itapema está na UTI

692
Compartilhar

Caos…

De acordo com denúncia de moradores, três unidades de saúde da cidade estariam sem médico: Várzea, Tabuleiro e Centro. A UBS do bairro Ilhota estava há um mês sem o profissional de saúde, porém, uma “doutora” foi contratada na quinta (15).

Cleyton Amaral

O que era para ser a principal bandeira de prefeita municipal, Nilza Simas, hoje, está se tornando a sua via-crúcis: a saúde de Itapema. Muito se ouviu em época de campanha que a saúde de Itapema teria um tratamento diferenciado, porém, o que se vê nestes quase 15 meses é só reclamação por parte dos moradores. Inúmeras reclamações chegaram à redação, o que motivou esta reportagem. Entre as queixas, está a falta de médico em unidades básicas de saúde, como nos bairros Tabuleiro, Várzea e Centro.

De acordo com uma moradora da rua 700, no bairro Várzea, o posto de saúde da comunidade está sem médico e sem previsão. “Muita gente sem remédio, sem receita, sem ser atendida e nem tem encaminhamento para outro posto, não dão”, queixa-se. Outra moradora, agora do bairro Ilhota, relatou à nossa reportagem o descaso naquele bairro. “Aqui no bairro ilhota a situação está péssima, pois nunca sabemos quando vai ter médico. Nós, gestantes, temos retorno para fazer e nem sabemos como, pois, a enfermeira não sabe informar como vai ficar a agenda e olha que dizem que gestante tem prioridade”, salienta a moradora que está grávida.

Sobre a possível falta de médicos na UBS, a Secretaria de Saúde informa que:

A médica da UBS Várzea ficou doente e entrou em atestado esta semana. Na UBS do Centro o médico está em período de férias e um outro profissional realiza o atendimento de acordo com a demanda e agendamentos realizados na recepção da unidade. Já UBS do Tabuleiro tem sim um médico que realiza atendimento de segunda a quinta-feira, pois na sexta-feira ele tem atividades fora da UBS. Em todas as outras UBS existe o atendimento normal de médico.

A Secretaria de Saúde ressalta ainda que as enfermeiras em todas as UBS realizam o acolhimento aos pacientes e os casos de urgência e emergência são encaminhados ao Hospital Municipal Santo Antônio.

Quatro novos médicos do concurso já foram chamados para reforçar os profissionais da Atenção Básica. O tempo para a apresentação destes profissionais obedece a legislação, que preconiza um prazo de até 30 dias para que ele aceite ou não a vaga. O contato já está sendo feito para que brevemente eles estejam nas UBS.

Fala povo…

José Americo Coletto – Será que o problema está nos postos de saúde? Não será que está no CERES. Estou com problema na coluna trincada fiz um pedido para um especialista de coluna até agora nada!! Estou com as pernas inchada não consigo andar, fora meu cardiologista que saiu e desde janeiro nada só fila de espera, isso que sou hipertenso….

Ana Claudia – Absurdo é o médico do posto de saúde do Centro sair de férias, que é um direto dele, mas a Secretaria de Saúde não coloca outro para substituir e as pessoas do bairro que só podem ir ao posto do seu bairro ficam sem consultar até o médico retornar. Para se precisar marcar um exame só quando o médico retornar, estão nos tirando para bobos é uma enorme falta de respeito e aí quem é responsável por essa situação queremos respostas da nossa prefeita.

Roberta Arthur Ruim – Como sempre, o Jardim Praiamar é preciso ir às 5 da manhã para pegar uma ficha. E com criança pequena, temos que esperar lá na frente até às 8 da manhã, até quando isso?

Alcenir Antunes de Souza – Para marcar um exame de sangue, antes tem que esperar de 30 a 40 dias, um verdadeiro absurdo, hein prefeita. Secretária de Saúde, faz um favor, mais respeito com o cidadão itapemense.

Kelly Nascimento – Posto de saúde do Centro sem médico! Enorme falta de respeito. Médico de férias e não colocam ninguém para substituir!!!

Kristine Gomes – Falta medicação controlada que sempre teve e agora não tem mais! Posto com hora marcada para não termos que madrugar na fila e mesmo assim esperar muito para ser atendido. Vale dizer que o atendimento no meu posto do qual faz parte a rua 277 é ótimo. As atendentes são muito simpáticas e o médico é o melhor que já tive. Espero que não mude!

Cristina Brochier – No UBS do Tabuleiro, desde a chuva de segunda a tarde estão sem energia. Os exames demoram demais e ginecologista então… aff…