Saúde realiza ação para desratização da Orla

478
Compartilhar

Devido à infestação de roedores na orla de Itapema, a Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária, iniciou nesta semana a aplicação de raticida na extensão da orla marítima desde o Canto da Praia, Praia Central e Meia Praia. O produto está sendo aplicado por técnicos da empresa Agente Prag Controle de Pragas, junto ao calçadão, decks, escadarias, bueiros e bocas de lobo, sempre em locais de difícil acesso à crianças e à animais como cachorros e gatos.

A Vigilância Sanitária alerta à população que nos próximos dias, poderá vir a ocorrer um grande aparecimento de roedores próximos às residências e vias públicas, no entanto trata-se de um fenômeno normal no processo de desratização. “Além dessa ação específica, a Vigilância Sanitária continuará realizando medidas rotineiras de prevenção para o controle de roedores”, explicou o  Diretor da Vigilância Sanitária, Juliano Roberto Stancke.

Saiba algumas medidas simples que podem contribuir para a redução do número de ratos e de outras pragas urbanas tomando os seguintes cuidados:

  • acondicionar o lixo em recipientes e locais adequados, de preferência protegidos da chuva e elevados, para evitar o acesso de animais;
  • dispor o lixo na rua somente uma hora antes da passagem do caminhão de lixo e em local adequado;
  • manter residências, quintais e terrenos baldios limpos, evitando acumular entulho ou materiais inservíveis;
  • recolher alimentos, restos de ração e água dos animais domésticos durante a noite.