Secretaria de Educação de Camboriú faz solenidade de lançamento do Programa SER

404
Compartilhar

Autoridades, pais e professores participaram na noite de segunda-feira, dia 20, do coquetel de lançamento do Programa SER- Aprendizagens, na escola municipal Anita Bernardes Ganancini. A solenidade contou com a presença da secretária de Educação de Camboriú, Alecxandra Vitorassi Rosa; da secretária de Saúde, Elisama de Freitas; vereadores e diretores de escolas do município.

O programa visa fazer a correção de fluxo, corrigindo a distorção idade-série. Nesse momento 100 alunos da escola Anita estão fazendo parte do programa. Os alunos com dois anos ou mais de atraso, estão avançando um ano nesse segundo semestre. “Quem estava no 7º ano no primeiro semestre agora vai para o 8º e assim por diante”, comenta Iara Garzon, coordenadora pedagógica.

De acordo com a secretária de Educação o Programa vem de encontro com o resgate da autoestima dos alunos. “É importante que os repetentes estejam frequentando a série correta com alunos da mesma idade e com a mesma maturidade”, relata Alecxandra. Quanto maior for a diferença de idade, mas o aluno se sente desmotivado, e muitas vezes desiste, aumentando o índice de evasão escolar.

A escola Anita Bernardes Ganancini foi a primeira a receber o Programa SER por ter o maior número de alunos com diferença idade-série. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), Camboriú é o município da Região da Foz do Rio Itajaí-Açu (AMFRI) com a maior distorção de idade-série. Essa diferença é considerada um dos maiores problemas enfrentados na Educação pública brasileira.

No final da solenidade, pais e convidados participaram de um coquetel preparado pelas merendeiras da própria escola.