Secretaria de Educação promove ações em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

418
Compartilhar

 

A Secretaria de Educação de Camboriú está com uma programação em alusão a Semana Nacional de Pessoas com deficiência Intelectual e Múltipla, que acontece de 21 a 28 de agosto. As atividades começaram na terça-feira, dia 22, nas escolas do município. A data foi criada através de Lei Federal para abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.

O coordenador de Educação Especial da Secretaria, Alexandre Cordeiro, abriu as atividades na escola municipal Lucinira Melo Rebelo. Alexandre é deficiente visual e palestrou sobre esse tema. As palestras tratam de assuntos variados com o objetivo de acabar com o preconceito, incentivar a inclusão e vencer as barreiras da desigualdade.

De acordo com a psicóloga Vera Flores, coordenadora pedagógica de inclusão, é muito importante levar esse tema para as escolas. “As palestras explicam como é cada deficiência, as dificuldades e conscientizam as pessoas sobre a inclusão, pois a igualdade entre os diferentes que existem na sociedade, permite que todos integrem os ambientes sem sofrer discriminação”, relata.

A Secretaria de Educação tem uma equipe preparada para cuidar desse tema, um departamento de Inclusão com psicólogos, fonoaudiólogos e psicopedagogas. A programação da Semana é extensa. Várias escolas terão palestras com os profissionais da Secretaria e de outras entidades como a Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA). Alunos com síndrome de down, da academia Evolution Life, vão se apresentar no Caic – Jovem Ailor Lotério na quinta-feira, dia 23.

As escolas municipais Anita Bernardes Ganancini, Adolfo Ovidio Coppi, Lageado, Lucinira Melo Rebelo, Professora Ivone Teresinha Garcia, Tânia Regina Garcia e Clotilde Ramos Chaves também estão com programação alusiva à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência.