Secretaria de Saúde de Camboriú elabora questionário para tirar dúvidas sobre HIV/AIDS

411
Compartilhar

Camboriú

A Secretaria de Saúde, através do Centro de Diagnóstico e Tratamento (Cedit), deixou caixas nas Unidades de Saúde, de Camboriú, para que os pacientes depositassem suas dúvidas sobre HIV/AIDS. Do final de novembro à primeira quinzena de dezembro as pessoas deixaram várias perguntas. As mais frequentes estão num questionário com 10 perguntas e repostas, elaborado pelo Cedit. O material faz parte das ações do mês de dezembro – mês mundial de luta contra a AIDS.

Está sendo elaborado um banner contendo as principais perguntas e respostas. Ele será distribuído em todas as Unidades de Saúde do município. “Esse ano resolvemos dar um enfoque diferente para a campanha da AIDS. Decidimos trabalhar com a prevenção. Percebemos que os pacientes têm muitas dúvidas, compilamos as principais num material que será distribuído”, comenta a enfermeira do Cedit, Alessandra de Deus da Silva.

Além dessa ação, foi realizado, na semana passada, testagem na Praça da Figueira. “Mais de 50 moradores fizeram o teste rápido para detecção de HIV e pegaram o resultado na hora. O questionário será muito importante para tirar as dúvidas que não conseguimos esclarecer durante a realização dos testes rápidos”, compartilha a secretária de Saúde, Elisama de Freitas.

As principais dúvidas esclarecidas pelo questionário:

Se com beijo pega a doença?

O que é janela imunológica?

Se o teste der positivo significa que tenho AIDS?

Mesmo não havendo ejaculação é possível pegar ou transmitir a doença?