Secretaria reduz demanda por cirurgias eletivas na área ginecológica e geral em Itapema

463
Compartilhar

Saúde

A Secretaria de Saúde intensificou as ações para reduzir as principais demandas da população como as cirurgias eletivas. De 2017 até agora já foram realizadas mais de 120 cirurgias ginecológicas e mais de 460 cirurgias gerais. Os procedimentos foram realizados pelo Doutor Nicolau Kruel e Luciano Alves no Hospital Municipal Santo Antônio. Os pacientes são encaminhando para a cirurgia e o acolhimento é feito no CERES onde é realizado as consultas pré-operatórias com o medico cirurgião e o anestesista, além dos exames. Assim que o paciente é liberado a cirurgião então é marcada.

 “Nós tínhamos uma lista grande de mulheres com vários problemas de saúde e hoje essa fila praticamente acabou, restando apenas os pacientes novos e agora iniciamos as cirurgias de varizes”, destacou Dr. Nicolau.

O médico ressalta ainda a importância da realização desses procedimentos para a qualidade de vida dos pacientes. “No caso dos problemas ginecológicos, estas pacientes têm muito sangramento e no caso das varizes até dificuldades para o trabalho. Com o procedimento ele volta a ter uma vida normal”, explicou.

Segundo o Secretário de Saúde, Alexandre Furtado Kons dos Santos, a diminuição das demandas tem sido um dos focos da gestão da saúde. “Uma das frentes de trabalho que temos atuado é a redução de filas que hoje estão apenas com novos pacientes como, por exemplo, as cirurgias ginecologias, gerais e a de catarata”, explicou.