Segunda dose da HPV já está disponível nas UBS de Itapema

525
Compartilhar

Saúde

A segunda temporada de vacinação contra o HPV já começou, e para estar completamente protegido é necessário tomar as duas doses da vacina. Em Itapema, a imunização está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

“A primeira parte da campanha de vacinação aconteceu em março, quando as meninas e meninos tomaram a primeira dose da vacina. Agora é a hora de tomar a segunda dose que deve ser tomada após seis meses. A imunização também está disponível para quem não tomou em março”, explica Diretora da Vigilância Epidemiológica, Mariane Halpin.

Quem pode se vacinar?

A vacinação contra o HPV será para meninas de 9 anos de idade a 14 anos e meninos de 11 anos a 14 anos de idade e tem como objetivo prevenir o câncer do colo do útero, de pênis, de boca, orofaringe, bem como verrugas genitais em ambos os sexos. Já a vacinação contra a meningite será para os adolescentes de 11 a 13 anos 11 meses e 29 dias de idade. A vacina meningocócica protege doenças causadas pelo meningococo C (incluindo meningite e meningococcemia). Para se vacinar, o adolescente deverá levar a carteira de vacinação na UBS e na escola apresentar a autorização dos pais.