SEGUNDA PARTE: Prefeitura se reúne com Autopista e ANTT para resolver o trânsito das marginais

455
Compartilhar

Dando continuidade as tratativas para resolver o problema do trânsito nas marginais. A prefeita Nilza Simas, acompanhada por servidores da Secretaria de Planejamento estiveram reunidos na manhã de segunda-feira (10/12) com o representante da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), Gilmar Cardoso e representantes da Concessionária Autopista Litoral Sul, um deles, o diretor superintendente André Bianchi.

Como já havia sido adiantado na reunião da última sexta-feira (07/12), com a ANTT, a prefeita elogiou a mudança do túnel do Bairro Tabuleiro dos Oliveiras para mão inglesa e pediu urgência nas outras questões. “Ficou muito bom, era um problema fácil de resolver e primeiro sofremos para depois mudar, vamos ter agilidade para não ter que passar mais por isso”, disse a prefeita.

Ficou definido mais uma mudança junto a concessionária, que será o túnel do Bairro Casa Branca. Acatando a sugestão do governo, ele também será de mão inglesa e a entrada no Centro pela Rua 112 seja de mão única, abrindo um acesso a marginal na Rua 110-A (atrás da Conasa) fazendo outra bolsa de retorno. No lado Oeste a Rua 800 será mão única, entrando para o Bairro. E o bolsão de retorno será pela Rua 916, fundos do motel Luxor, seguindo pela 882-A. Essas mudanças ocorrem ainda esta semana, e serão informadas pelo Detrami e sinalizadas pela Autopista.

Túnel Praiamar (Bombeiros)

Segundo já falado na outra reunião, essa seria uma obra feita por um empreendedor que está construindo próximo e precisa melhorar o acesso, porém , como ainda não existe o projeto essa solução seria de médio prazo, o que preocupou a prefeita. “precisamos resolver algo para os próximos dias, temos que achar alguma alternativa viável urgente”, comentou. A concessionária ficou de estudar uma medida paliativa até a resolver em definitivo, que será estudada e apresentada nos próximos dias.

 Acessos

Sobre os acessos, a empresa acredita que a mudança do túnel do Casa Branca resolva a demanda não precisando abrir aquela saída  do lado Oeste, entre os bairros Casa Branca e Tabuleiro dos Oliveiras que hoje está somente interrompida com uma barreira. “Temos que dar fluidez para a rodovia, não gerar mais trânsito”, justificou o representante da ANTT. A prefeita e seus colaboradores justificam que agora sendo mão única se o motorista entra no Trevo das Peixarias ele somente consegue voltar a BR-101 na divida do Tabuleiro com a Meia Praia, isso dificulta a vida dos munícipes. “Eu moro aqui, eu conheço a realidade, ando no trânsito e sei das dificuldades”, completou Nilza.  Gilmar sugeriu que será feito o estudo, e que o crescimento de Itapema realmente demanda sempre adequações nos projetos.

Viadutos

Foi apresentado pela empresa um pacote de obras para viadutos elevados de marginais nos  túneis, o que vai facilitar a fluidez do trânsito, fazendo continuação dentro das vias do município, incorporando aos marginais, exemplo do que já acontece em Balneário Camboriú.  Esses projetos já estão em Brasília e a prefeita  se comprometeu em ajudar politicamente para que saiam o mais breve possível. “Temos que nos ajudar para dar resolutividade aos problemas de ambos, da empresa e da nossa cidade”, disse.

 A Prefeitura de Itapema vai continuar monitorando os trechos de maior movimento nos horários de pico com drone, para documentar a dificuldade e apresentar aos responsáveis pelos projetos em Brasília.