Semana começa com temperaturas negativas em SC

308
Compartilhar

Logo na terça (27) as mínimas serão negativas em várias cidades do Estado. Assim, há chance de temporais com transtornos, segundo o meteorologista Piter Scheuer.

“As tempestades serão localizadas, em apenas uma determinada região, com chuva, trovoada, granizo, ventania e podem ocasionar transtornos. Em uma área próxima não acontece nada, traz só chuva e trovoadas, o que deve ocorrer na maior parte das regiões”, explica Scheurer.

A incursão de ar quente e úmido vindo da floresta amazônica contribui para que os índices de estabilidade estejam mais presentes no início da próxima semana.

Conforme Scheurer, o contraste de temperaturas é um processo natural, porque a atmosfera sempre tenta atingir o equilíbrio. Como Santa Catarina terá um calor intenso agora, um frio forte virá depois.

“Nessa época do ano é comum a gente ter transição de massas de ar porque o principal sistema meteorológico é frente fria, que é um encontro de ar frio com massa de ar quente. Isso justifica essa oscilação de temperaturas altas e baixas”, aponta.

As chuvas com temporais, por conta do constaste de temperatura muito grande, não estão descartadas. A perturbação de ondas curtas contribui para a convergência de massa que pode gerar linhas de instabilidade”, explica Scheurer.

Segundo a Epagri/Ciram, em cada ano ocorre uma média de quatro casos de massas de ar frio intensas durante os meses de inverno em Santa Catarina.

“Em alguns invernos teremos mais ou menos casos. Essas massas de ar frio mais intensas costumam permanecer em torno de três até cinco dias consecutivos”, diz o órgão.