24.5 C
Itapema
segunda-feira, julho 22, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaSemana começa com tempo instável

    Semana começa com tempo instável

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado Entrevista: Hélio Dagnoni, Presidente da Fecomércio

    “Nossa intenção não é aumentar os impostos, é só...

    Itapema vai participar da fase estadual dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina

    Nos próximos dias Itapema estará presente na fase Estadual...
    Semana começa com tempo instável

    A manhã da segunda-feira (04), inicia com variação de nuvens e aberturas de sol do centro ao leste de SC e com condição para pancadas de chuva e temporais, acompanhados de chuva pontualmente intensa, raios, rajadas de vento e granizo, devido ao avanço de uma frente fria combinada a um sistema de baixa pressão no RS, a partir da metade da manhã no Oeste e Extremo Oeste, que ao longo do dia avançam para as demais áreas do estado.

    risco é moderado a alto para ocorrências associadas a raios, rajadas de vento e granizo e a chuva intensa como, alagamentos e enxurradas. 

    As temperaturas mínimas variam entre 15 e 21°C e as máximas oscilam entre 22 e 37°C no estado.  Mar pouco agitado, com ondas de nordeste com altura entre 1,0 e 1,5 m em toda a costa de SC.

    mapps1

    Nesta segunda-feira (04), o risco é alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo para ocorrências associadas a fortes rajadas de vento, como destelhamentos, quedas de galhos, árvores e postes e danos na rede elétrica.

    Já a partir da madrugada, os ventos de norte se intensificam no Grande Oeste catarinense. Entre o final da manhã e a noite, os ventos viram de noroeste/oeste e atingem também os planaltos e parte do Vale do Itajaí e litoral. 

    O vento médio sopra entre 20 e 35 km/h e as rajadas variam entre 65 e 85 km/h, podendo superar os 100 km/h na serra catarinense. Esta condição se deve a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica. Ocorrências ligue 199 ou 193.

    ventol 768x373 1

    TERÇA-FEIRA (05)

    Na terça-feira (05) o tempo começa a mudar com o afastamento das instabilidades e a entrada de uma massa de ar seco no estado. Durante a madrugada ocorre chuva fraca e isolada nas áreas do leste do estado, mas o dia será com predomínio de sol no Grande Oeste e variação de nuvens com períodos de sol nas demais áreas. O vento sopra de direção sul/sudeste com intensidade moderada durante a madrugada pelo estado e com intensidade moderada a forte, com rajadas entre 40 e 70 km/h nas áreas costeiras durante a terça, perdendo força a partir da noite. As mínimas variam entre 5 e 9°C nos planaltos e Meio-Oeste e entre 10 e 17°C nas demais regiões. À tarde as máximas variam entre 16 e 20°C no Litoral e Planalto Sul e marcam entre 18 e 22°C nas demais áreas. Mar agitado em toda a costa de SC, com ondas de sudeste a sul, entre 2 e 2,5 m e picos de 3,0 m em alto mar,  com risco moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.

    mapps2

    QUARTA-FEIRA (06)

    Na quarta-feira (06), o dia será com variação de nuvens pelo estado, com condições para pancadas isoladas de chuva e trovoadas a partir da tarde, principalmente no Grande Oeste e em áreas de divisa com o RS, devido a instabilidades em médios níveis da atmosfera, combinadas com a oferta de umidade vinda do norte do país. O risco é baixo para ocorrências associadas às chuvas. O vento sopra com intensidade fraca a moderada  de direção leste/nordeste do Grande Oeste aos planaltos e de direção leste/sudeste no litoral e áreas próximas, com as rajadas ganhado força na tarde. As temperaturas mínimas variam entre 1 e 10°C do Meio-Oeste aos planaltos e marcam entre 11 e 17°C nas demais áreas. As máximas oscilam entre 18 e 23°C na metade norte do estado e entre 14 e 21°C na metade sul de SC.

    mapps3

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    Na quinta-feira (07) a instabilidade se posiciona sobre o RS, onde começa a se formar uma nova frente fria, favorecendo aberturas de sol em SC. Ao longo da noite, o avanço da frente fria em direção a SC provoca chuva em áreas de divisa com o RS, com risco baixo para ocorrências relacionadas à chuva. Na Sexta-feira (08), a instabilidade avança pelo estado provocando chuva e temporais. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas.

    rodape

    Elaborado em: 04/09/2023 às 05:00 – N° 247/2023

    Meteorologista: Ana Luiza Dors Wilke

    Cidades