Semana do Meio Ambiente promove oficinas culturais

463
Compartilhar

Itapema

Os alunos da Rede Municipal de Ensino de Itapema tiveram um dia diferente nesta quinta-feira (06/06). Cerca de 500 crianças, das unidades educacionais da cidade, com idade entre seis e dez anos, participaram de oficinas no Parque da Capivara. A ação integra a Semana do Meio Ambiente realizada pela Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAAC) em parceria com a Diretoria de Cultura e a Secretaria de Educação.

As oficinas aconteceram simultâneas. Enquanto uma turma assistia um teatro montado pela Cultura sobre a conscientização e cuidados com o Meio Ambiente outra turma aprendia a montar instrumentos musicais com arame e tampinhas de garrafas PETS e chocalhos com latas e areia. Ao mesmo tempo, outra turma ficava encantada com a diversidade de brinquedos e jogos que podem ser construídos a partir de materiais recicláveis, como por exemplo, caça palavras, dominó, xadrez e entre outros, fazia parte também desta oficina a criação de Abayomis (bonecas criadas para as crianças, jovens e adultos na época da escravidão. As mulheres negras as confeccionavam com pedaços de suas saias, para acalmar e trazer alegria para todos. Considerado um amuleto até hoje).

Para a Secretária de Educação, Alessandra Simas Ghiotto, ações como essa onde as crianças têm contato direto com a natureza são importantíssimas, pois conseguem cada vez mais compreender a importância dos cuidados com o Meio Ambiente como um todo. “Nossas crianças saem cada vez mais consciente na forma de pensa e agir com o Meio Ambiente. É importante que realizemos esse trabalho com nossos alunos, para que elas levem para fora de sala de aula a preservação e que sejam multiplicadoras de ideias ligadas a sustentabilidade”, salienta.

A Presidente da FAACI, Carolina Ioppi, destacou a importância do Parque das Capivaras nas ações de educação ambiental. “Desde quando intensificamos as ações no Parque das Capivaras iniciamos o projeto de trilhas guiadas para estudantes e turistas com atividades regulares. Com esses dois dias de programação especial estamos proporcionando este contato com a natureza para mais crianças”, afirmou.

Programação

As oficinas culturais abertas também ao público acontecerão novamente nesta sexta-feira (07/06) no Parque das Capivaras, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Já no sábado (08/06) tem a feira de troca de mudas de plantas frutíferas (Cítricos e nativas)  por livros, na Praça da Paz, a partir das 13h30. Os livros serão doados para a biblioteca pública Municipal Tancredo Neves e serão usados no projeto “Geladeira cultural”.