Semana do Museu reconta a história aos alunos de Porto Belo

370
Compartilhar

Costa Esmeralda
A história de Porto Belo, mesmo antes da sua colonização, foi contada através da simulação de um jogo aos alunos da Rede Municipal e Particular de Ensino. A ação foi realizada na Semana do Museu, que ocorreu do dia 13 ao dia 17 de maio no Acervo Municipal Enseada das Garoupas, anexo à Fundação de Turismo da cidade e encantou os participantes.

A presidente da Fundação de Turismo Zene Drodowski, responsável pela organização da semana, destaca que a ação busca envolver as crianças com a história da cidade e da região, aproveitando para apresentar o espaço do museu para elas. “Temos muita história a ser contada e um museu a disposição das escolas e comunidade. Aproveitamos a Semana do Museu para articular a visitação das crianças à esse espaço de extenso conhecimento ” – explica a presidente.

O acervo que compõe o Museu conta a história da região, passando pelos animais pré-históricos, a ocupação indígena e a colonização.

A ideia de contar a história e apresentar o museu através da simulação de um jogo partiu da professora responsável pela Biblioteca Municipal, mantida pela Fundação da Cultura, Janaira Reis. Os alunos conheceram a personagem Jana Croft, inspirada na personagem fictícia e protagonista da série de videojogos Tomb Raider da Square Enix, Lara Croft. Cada espaço do Museu foi declarado como uma fase do jogo e os alunos, junto da Jana Croft, foram desvendando os mistérios e conhecendo a história. A Semana do Museu ocorre em alusão ao Dia do Museu, celebrado no dia 18 de maio.