16.6 C
Itapema
segunda-feira, julho 15, 2024
mais
    InícioCidadesBombinhasSétima edição do Saragaço em Bombinhas reuniu mais de 5 mil pessoas

    Sétima edição do Saragaço em Bombinhas reuniu mais de 5 mil pessoas

    Em:

    Em Destaque

    Evento envolveu a comunidade e celebrou a pesca artesanal da tainha na cidade

    Em clima de confraternização, muita emoção e alegria, Bombinhas foi palco da maior festa de encerramento da pesca artesanal da tainha. O ‘Saragaço’ aconteceu nos últimos dias 14, 15 e 16, na praia de Bombinhas, e reuniu 12 ranchos de pesca da cidade. Segundo a organização do evento, mais de 5 mil pessoas passaram pela festa.

    Em sua sétima edição, o evento busca celebrar a cultura local e promover a integração entre pescadores, comunidade e visitantes. Durante três dias, o público pôde apreciar o que há de melhor na cultura bombinense. A festa promoveu a tradicional gincana entre os ranchos e contou com apresentações culturais, gastronomia típica e shows de artistas locais.

    As equipes realizaram diversas provas envolvendo a pesca, elementos da cultura tradicional e brincadeiras antigas, que testaram as habilidades dos pescadores. A grande novidade desta edição foi a prova ‘Mestre Chef’, uma competição culinária em que os participantes utilizaram a tainha como ingrediente principal. Além disso, como tarefa solidária, foram arrecadados mais de 528 kg de lacres, que serão doados a instituições para serem revertidos em cadeiras de rodas.

    dd891acb4480c46094378ec3b680fd4a

    Pela terceira vez, o Rancho do Tataca e Gilberto, da praia de Bombinhas, se consagrou como campeão. Para Lucas Pinheiro Junckes, dono do rancho e capitão da equipe, o resultado só foi possível graças ao envolvimento de toda equipe. “É um momento muito emocionante, de muita gratidão. Esse prêmio é o resultado do esforço de toda equipe, porque cada um teve um papel muito importante nesse Saragaço”, comemora.

    Quem levou o prêmio de melhor torcida, pelo segundo ano consecutivo, foi o Rancho Cantinho do Benjamin, também da praia de Bombinhas. Já a prova ‘Mar à Tona’, maior corrida de canoas de um pau só, considerada a prova mais difícil do Saragaço, garantiu o primeiro lugar ao Rancho do Canto de Bombas.

    De acordo com Telma Mafra, organizadora do evento, o Saragaço valoriza os ranchos de pesca, a cultura da pesca artesanal da tainha e desperta o sentimento de pertencimento. “Nosso objetivo é fortalecer a tradição. Queremos evidenciar nossa cultura, da qual temos tanto orgulho, e despertar nas novas gerações o interesse de dar continuidade na pesca artesanal”, destaca.

    O evento foi realizado pela Associação Saragaço, da comunidade tradicional de Bombinhas, com apoio da Prefeitura de Bombinhas, Câmara de Vereadores e Fundação Municipal de Cultura, e patrocínio ouro da Sicredi, Gasparzinho e outras 22 empresas.

    FONTE: JORNAL RAZÃO

    Cidades