Sicredi encerra processo Assemblear com chave de ouro.

119
Compartilhar

Cooperativa
Os associados da Sicredi Vale Litoral SC participam da gestão da cooperativa por meio das assembleias.

A gestão democrática é um dos princípios universais do cooperativismo. Na prática, ela direciona os associados das cooperativas a votar e serem votados. Com isso, eles ajudam a decidir e construir os rumos do negócio. O Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 4 milhões de associados e presente em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal – investe em ações que valorizam esse princípio e a participação dos seus associados. Uma delas é a Assembleia, reunião que permite que a decisão coletiva se sobressaia.

A Sicredi Vale Litoral SC realizou, entre os dias 19 de fevereiro a 09 de abril, as Assembleias de Núcleo 2019. Nesta edição foram realizadas 9 reuniões, que contaram com a presença de mais de 1300 associados – o que representa um aumento de 45% de participação na comparação com 2018.

O encerramento do processo assemblear ocorreu com a realização da Assembleia Geral Ordinária de Delegados (AGO), realizada no dia 16 de abril. No encontro, conduzido pelo presidente da Sicredi Vale Litoral SC, José Domingos de Andrade, os delegados validaram os votos das Assembleias de Núcleo, com destaque para a eleição do novo Conselho de Administração, que terá mandato até 2023.

 Os destaques de 2018 da Sicredi Vale Litoral SC foram: O crescimento da Cooperativa, que em dez anos, chegou a 100ª posição no ranking das mais de mil cooperativas de crédito, existentes no Brasil; a criação da primeira Cooperativa Escolar de Santa Catarina, na Escola … Reis, situada no bairro Sertão do Trombudo; as parcerias feitas com organizações sociais existentes nas cidades onde a cooperativa atua; duas novas agências, uma no centro da cidade de Timbó e outra na cidade de Brusque, no bairro Dom Joaquim; um resultado surpreendente de mais de 21 milhões, entregue aos associados, nas assembleias.

“A participação do associado, que é o “dono do negócio”, é essencial para o crescimento do Sicredi. Ela pode se dar com o uso das soluções financeiras da Instituição e, fundamentalmente, nas assembleias. Nessas reuniões é que é mostrado o trabalho desenvolvido no país, na região e nas cidades. Também é apresentado o desenvolvimento econômico oportunizado às comunidades locais e, por fim, decidido como os resultados gerados serão destinados”, explica o Presidente, reeleito, José Domingos de Andrade.

 Sobre o Sicredi  

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).