Sicredi leva ônibus cinema para escolas da região

84
Compartilhar

Cooperativa realizou ação itinerante para celebrar a Semana Nacional de Educação Financeira.

Já pensou transformar um ônibus escolar em um cinema itinerante? Pois foi isso que a Sicredi Vale Litoral SC realizou para marcar a passagem da Semana Nacional de Educação Financeira.

Durante o mês de novembro, mais de 1.900 crianças de escolas públicas e privadas de 12 municípios da região tiveram a oportunidade de assistir vídeos no cinema itinerante, em especial a série de filmes da Turma da Mônica produzidos para o Sicredi sobre o tema Educação Financeira. A ação passou por Itapema, Bombinhas, Porto Belo, Nova Trento, Itajaí, Navegantes, Camboriú, Balneário Camboriú, Brusque, Tijucas, Blumenau e Timbó.

De acordo com o presidente da Sicredi Vale Litoral SC, José Domingos de Andrade, o programa de educação financeira tem como objetivo incentivar a consciência das pessoas para uma vida financeira sustentável. “Acreditamos ser essencial iniciar a educação financeira desde a educação infantil, entendemos que se desde cedo as crianças tiverem o conhecimento de como o dinheiro é importante e quais cuidados devem ter, logo estarão aplicando seu conhecimento de forma correta, assim melhorando a sua qualidade de vida”, afirma.

“Entendemos a educação financeira como um elemento fundamental para se ter uma vida financeira sustentável, pois o uso consciente do dinheiro é fundamental para a conquista de objetivos pessoais e profissionais”, completa Andrade.

Cooperação na ponta do lápis

Em todo o Brasil, o Sicredi desenvolveu centenas de ações durante a Semana Nacional de Educação Financeira. A participação deste ano foi norteada pela temática “Juntos a gente desenha uma vida mais próspera” mote do programa “Cooperação na Ponta do Lápis”. Implementado em 2020 de maneira conjunta entre as cooperativas, centrais e a Fundação Sicredi, a iniciativa busca levar educação financeira para os mais de 1,5 mil munícipios em 26 unidades federativas onde o Sicredi atua, apoiando diretamente os associados e as comunidades locais.

Em 2021 foi iniciada a segunda fase do Programa, desenvolvida para auxiliar as pessoas a conquistarem uma vida financeira sustentável por meio de oficinas que focam no contexto e interesses dos participantes, traduzindo os conceitos em práticas do dia a dia. Por meio do Programa, também foi lançada a Jornada da Educação Financeira nas Escolas, com diversos materiais pedagógicos, que serão utilizados nas salas de aula por profissionais habilitados pelo Sicredi a desenvolverem a metodologia e auxiliar os educadores a integrar a temática ao currículo escolar.

Durante a Semana ENEF 2020, o Sicredi foi responsável por 43% do total de ações realizadas no Brasil, impactando mais de 4,3 milhões de pessoas em todo o país. Foram cerca de 1,4 mil iniciativas em mais de 370 municípios de todas as regiões do país.