Significado de Quinta Coluna

460
Compartilhar

Quinta-coluna é uma expressão usada para se referir a grupos clandestinos que atuam, dentro de um país ou região prestes a entrar em guerra (ou já em guerra) com outro, ajudando o inimigo, espionando e fazendo propaganda subversiva, ou, no caso de uma guerra civil, atuando em prol da facção rival.

O quinta-colunismo A expressão nasceu durante a guerra civil espanhola (1936-1939) para designar a comunidade de madrilenhos simpatizantes do general Francisco Franco.

Segundo alguns, o criador da expressão teria sido o general Queipo de Llano, quando, em 1936, Franco, líder do golpe fascista contra a república, preparava-se para marchar sobre Madri com quatro colunas (um tipo de formação militar). Na ocasião, Queipo de Llano lhe teria dito: “A quinta-coluna está esperando para saudar-nos dentro da cidade,” referindo-se às facções de fanáticas da população. Ganhou o mundo quando um pelotão italiano, lutou contra os ingleses, ora contra os alemães, ora contra a Resistenza italiana partigiana, contra os italianos, ou seja, mudavam de lado conforme a situação. Tirando proveito e espoliando a população por onde passavam, quase todos foram fuzilados pelos italianos, por defenderem a invasão nazi, mas pertenciam a Itália que estava inimiga da Alemanha.