A partir da tarde, retornam as condições para pancadas isoladas de chuva e temporais isolados (típicos de verão) devido ao calor e umidade disponível, especialmente entre o Planalto Sul, Grd. Florianópolis serrana, Alto Vale do Itajaí e Meio-Oeste. O risco é baixo a pontualmente moderado para ocorrências associadas aos temporais.
Os ventos devem apresentar fraca intensidade pelo estado com rajadas entre 30 e 40 km/h (rajadas pontualmente superiores associadas aos temporais) sem direção predominante.
As temperaturas ficam semelhantes ao dia anterior com mínimas acima de 22/24°C no Litoral, 18/20°C no Oeste e entre 15 e 18°C nos planaltos e Meio-Oeste. À tarde, as máximas superam os 30°C em grande parte do estado, chegando aos 35/37°C no Extremo Oeste e 33°C no Vale do Itajaí.
O mar continua calmo com ondas de sudeste a leste, virando para sul no Litoral Sul no final do dia com picos de 0,5 a 1,0m.
TERÇA-FEIRA (06)
A terça-feira (06) será mais um dia de muito calor em todo estado com temperaturas máximas superando os 30°C em praticamente todas as regiões com marcas próximas dos 35/36°C no Oeste e Extremo Oeste. Com todo esse calor, no período da tarde há condições para pancadas de chuva e temporais isolados para todas as regiões, especialmente do centro para o leste do estado e nas áreas de maior altitude. O risco é baixo a pontualmente moderado para ocorrências associadas aos temporais. Ventos predominantes de norte no Grande Oeste e de sudeste a leste no litoral, com intensidade fraca. No amanhecer, temperaturas entre 13 e 17°C nos planaltos, Meio-Oeste e Grd. Florianópolis serrana e entre 20 e 23°C nas demais regiões. A agitação marítima aumenta um pouco no Litoral Sul, com ondas de sul de 1,0 a 1,5m. No restante do Litoral ondas de sudeste a leste entre 0,5 e 1,0m.
QUARTA-FEIRA (07)
Na quarta-feira (07), as condições seguem típicas de verão em SC com o dia começando com predomínio de tempo firme e as temperaturas apresentando rápida elevação, o que deve proporcionar calor e sensação de abafamento. A partir da tarde, a combinação de calor e umidade num ambiente atmosférico instável volta a favorecer o desenvolvimento de temporais isolados pelo estado que podem acarretar em chuva pontualmente intensa com risco baixo a moderado para ocorrências meteorológicas. Os ventos devem apresentar fraca intensidade (exceto de forma localizada associada a passagem de temporais) com direção predominante de leste/nordeste no Litoral. As temperaturas ficam muito semelhantes aos dias anteriores com marcas de até 35/37°C em áreas do Oeste e Extremo Oeste com valores pontualmente mais altos. Ondulação pouco agitada no Litoral Sul e calma no restante do Litoral com alturas entre 0,5 e 1,5 m.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Entre a quinta (08) e sexta-feira (09), o forte calor segue presente e as temperaturas máximas permanecem acima dos 30°C em praticamente todas as regiões, com o Extremo Oeste e Oeste registrando as maiores marcas: entre 36°C e 38°C com valores pontualmente mais altos. Além disso, o forte aquecimento segue favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isoladas entre as tardes e noites com risco baixo a localmente moderado para ocorrências associadas aos temporais.
Elaborado em: 05/02/2024 às 05:00 – N° 036/2024
Meteorologista: Fernando Rafael