14.7 C
Itapema
sexta-feira, julho 12, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaSol marca presença neste início de semana com temporais a tarde devido...

    Sol marca presença neste início de semana com temporais a tarde devido ao calor

    Em:

    Em Destaque

     

    Sol marca presença neste início de semana com temporais a tarde devido ao calor

    Com o afastamento do VCAN que vinha influenciando o tempo em SC na última semana e a atuação de um sistema de alta pressão em superfície, a segunda-feira (29) inicia com predomínio de sol no Extremo Oeste e no Oeste e com sol e variação nas demais áreas do estado.

    A partir da tarde, a nebulosidade aumenta em todas as regiões e ocorrem pancadas de chuva e temporais isolados, especialmente no litoral e Vale do Itajaí, com risco baixo a moderado associado aos temporais e moderado a alto para ocorrências associadas a deslizamentos devido ao encharcamento do solo nas áreas litorâneas. 

    O vento varia de noroeste a sudoeste pelo estado, com intensidade fraca a moderada. As temperaturas mínimas variam entre 8 e 15°C no Meio-Oeste, planaltos, Alto Vale e na Grd. Florianópolis serrana e oscilam entre 15 e 20°C nas outras áreas.

    À tarde, as máximas marcam entre 22 e 28°C entre os planaltos e variam entre  25 e 32°C no restante do estado.

    Mar calmo em toda a costa catarinense, com ondas de direção leste e alturas entre 0,5 e 1,0 m.

    mmapaa1

    TERÇA-FEIRA (30)

    Na terça-feira (30), devido a influência da alta pressão, as instabilidades diminuem em SC, e o dia será predomínio de sol e variação de nuvens em todas as regiões. Entre a tarde e à noite, a oferta de calor e umidade fornecem condições para a ocorrência de pancadas de chuva e de temporais isolados do Meio-Oeste ao litoral, com risco baixo para ocorrências associadas. Os ventos sopram com intensidade fraca a moderada, de direção sudoeste do Extremo Oeste aos planalto e de sudeste no litoral e em áreas próximas. No amanhecer, as temperaturas variam entre 8 e 15°C no Planalto Sul e nas áreas mais elevadas do Planalto Norte e do Meio-Oeste e oscilam entre 16 e 22°C nas demais áreas. À tarde, as máximas marcam entre 21 e 26°C no Planalto Sul e variam entre 26 e 33°C nas outras regiões.

    mmapaa2

    QUARTA-FEIRA (31)

    A quarta-feira (31), segue sob a influência da área de alta pressão em SC, que deixa o dia com variação de nuvens no litoral e em áreas próximas e com predomínio de sol e poucas nuvens nas demais áreas. Entre a tarde e a noite, novamente há condições para pancadas de chuva e temporais isolados na metade leste do estado, principalmente no nordeste catarinense, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas. O vento sopra fraco em todas as regiões de direções variadas. As temperaturas mínimas variam entre 11 e 16°C nos pontos mais altos da Serra e do Meio-Oeste e marcam entre 16 e 22°C no restante do estado. As máximas oscilam entre 29 e 31°C no Planalto Sul e no Litoral Sul e variam entre 31 e 35°C no restante do estado.

    mmapaa3

    Entre a quinta-feira (01) e a sexta-feira (02), segue a condição para pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e à noite no leste do estado, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas. No Grande Oeste o sol predomina entre poucas nuvens. As temperaturas seguem altas durante as tardes, chegando aos 36°C em alguns pontos do Extremo Oeste.

    Elaborado em: 29/01/2024 às 05:00 – N° 029/2024

    Meteorologista: Ana Luiza Dors Wilke

    Cidades