Tecnologia para transparência pública é tratada em workshop

416
Compartilhar

Câmara de BC

Aconteceu, na tarde desta quarta-feira (22), no Plenário Vereador Walter Eilers da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, o “III Workshop de Tecnologia para Transparência Pública – e-Democracia: tecnologia para conectar o legislativo ao cidadão 2.0”.

A atividade foi promovida pelo Centro de Educação Superior da Foz do Rio Itajaí (Cesfi) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e integrou a Semana de Administração e Governança Pública, organizada pelo Centro Acadêmico de Administração Pública (Caap) do Cesfi/Udesc.

O workshop foi ministrado por Paulo Henrique Alves Araújo, gerente de projetos de inovação com tecnologia da Câmara dos Deputados. Araújo apresentou o portal e-Democracia, criado na Câmara para ampliar a participação social no processo legislativo e aproximar cidadãos e seus representantes por meio da interação digital, e que vem sendo disseminado para legislativos estaduais e municipais.

Das ferramentas disponíveis no e-Democracia, o palestrante destaca duas: audiências interativas e Wikilegis. Por meio da primeira, além de transmitir as audiências ao vivo pelo portal, a Câmara Federal recebe e organiza a participação dos internautas, e consegue fazer com que eles interfiram, de fato, nas reuniões. “As pessoas podem enviar perguntas e votar nas questões enviadas, e a ferramenta ajuda a ranquear as perguntas que são mais importantes para sociedade que está ali acompanhando a audiência, para que os deputados possam respondê-las”, explica Araújo.

Já o Wikilegis é uma ferramenta para a construção colaborativa de textos de normas legais: “Os deputados publicam as minutas de textos legislativos que querem submeter à Casa para aprovação, e as pessoas podem editar o texto, sugerindo emendas e fazendo comentários, e os deputados usam isso nos relatórios para poder produzir o texto final que será levado à votação da Câmara”.

Semana de Administração e Governança Pública

A Semana de Administração e Governança Pública acontece até esta sexta-feira (24), e conta com painéis, palestras e oficinas gratuitas com convidados de Santa Catarina, Paraná, Brasília e Bahia, em que serão tratados temas como governança das regiões intermunicipais, experiências de egressos e acadêmicos de Administração Pública da Udesc Balneário Camboriú, inovação social em comunidades e casos do terceiro setor.

O workshop foi realizado no Legislativo, mas as demais atividades acontecem no Centro Educacional Municipal Vereador Santa (Rua 2.450, nº 420, Centro). A programação completa da Semana está na página do Centro Acadêmico de Administração Pública no Facebook: https://www.facebook.com/caap.bc/