14 de setembro de 2023
A quinta-feira (14) começa com condições para chuva fraca e isolada do Meio-Oeste ao Litoral Sul, devido ao giro do ciclone no mar, que desloca umidade para o continente.
No decorrer da tarde o tempo estabiliza, com o afastamento do ciclone para alto mar e o avanço de uma massa de ar seco e frio, que firma o tempo e declina bruscamente as temperaturas. Vento moderado a forte (entre 35 e 50km/h), dos planaltos ao Litoral, sobretudo nas áreas costeiras, entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, onde as rajadas variam entre 60 e 80km/h, com risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos ventos como, queda de galhos e danos na rede elétrica.
As temperaturas declinam no decorrer do dia e as mínimas ocorrem à noite, ficando abaixo de 5°C na Serra e entre 6 e 12°C nas demais regiões, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas ao declínio acentuado das temperaturas.
Mar muito agitado com ondas de sul entre 2,0 e 2,5m e picos de 3,0 a 3,5m, com risco de ressaca. O risco é moderado a alto para ocorrências.
SEXTA-FEIRA (15)
A semana termina com tempo firme e seco e com predomínio de sol em toda SC na sexta-feira (15). A massa de ar seco, com centro sobre o estado, favorece essa estabilidade e também deixa as temperaturas baixas, principalmente na madrugada e primeiras horas da manhã, e a umidade relativa do ar baixa no período da tarde. Vento fraco em todo estado e com direção variável. As temperaturas diminuem ainda mais, se comparadas ao dia anterior, com mínimas negativas nos pontos mais altos da Serra e entre 0°C e 5°C nos Planaltos, Grande Oeste e no Alto Vale do Itajaí. Nas demais regiões, mínimas entre 5 e 8°C. Há condições favoráveis para formação de geada ampla no estado. À tarde as máximas variam entre 16 e 22°C no estado. A agitação do mar diminui, mas ainda permanece com ondas de sul/sudeste entre 1,5 e 2,0m e picos de 2,5 a 3,0m, mantendo o risco moderado para ocorrências.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
No final de semana tempo firme, seco e ensolarado em toda SC, tanto no sábado (16) como no domingo (17). Ainda pela influência da massa de ar seco e frio, que aos poucos perde força e se afasta para o mar, favorecendo a elevação das temperaturas, a virada do vento para a direção nordeste com rajadas mais intensas no Litoral Sul.