24.5 C
Itapema
segunda-feira, julho 22, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaTempo começa instável nesta quinta-feira(14)

    Tempo começa instável nesta quinta-feira(14)

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado Entrevista: Hélio Dagnoni, Presidente da Fecomércio

    “Nossa intenção não é aumentar os impostos, é só...

    Itapema vai participar da fase estadual dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina

    Nos próximos dias Itapema estará presente na fase Estadual...

    14 de setembro de 2023

    Tempo começa instável nesta quinta-feira(14)

    A quinta-feira (14) começa com condições para chuva fraca e isolada do Meio-Oeste ao Litoral Sul, devido ao giro do ciclone no mar, que desloca umidade para o continente.

    No decorrer da tarde o tempo estabiliza, com o afastamento do ciclone para alto mar e o avanço de uma massa de ar seco e frio, que firma o tempo e declina bruscamente as temperaturas. Vento moderado a forte (entre 35 e 50km/h), dos planaltos ao Litoral, sobretudo nas áreas costeiras, entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, onde as rajadas variam entre 60 e 80km/h, com risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos ventos como, queda de galhos e danos na rede elétrica.

    As temperaturas declinam no decorrer do dia e as mínimas ocorrem à noite, ficando abaixo de 5°C na Serra e entre 6 e 12°C nas demais regiões, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas ao declínio acentuado das temperaturas.  

    Mar muito agitado com ondas de sul entre 2,0 e 2,5m e picos de 3,0 a 3,5m, com risco de ressaca. O risco é moderado a alto para ocorrências. 

    2 6
    https://youtube.com/watch?v=NKvjodHbfgA%3Ffeature%3Doembed

    SEXTA-FEIRA (15)

    A semana termina com tempo firme e seco e com predomínio de sol em toda SC na sexta-feira (15). A massa de ar seco, com centro sobre o estado, favorece essa estabilidade e também deixa as temperaturas baixas, principalmente na madrugada e primeiras horas da manhã, e a umidade relativa do ar baixa no período da tarde. Vento fraco em todo estado e com direção variável. As temperaturas diminuem ainda mais, se comparadas ao dia anterior, com mínimas negativas nos pontos mais altos da Serra e entre 0°C e 5°C nos Planaltos, Grande Oeste e no Alto Vale do Itajaí. Nas demais regiões, mínimas entre 5 e 8°C. Há condições favoráveis para formação de geada ampla no estado. À tarde as máximas variam entre 16 e 22°C no estado. A agitação do mar diminui, mas ainda permanece com ondas de sul/sudeste entre 1,5 e 2,0m e picos de 2,5 a 3,0m, mantendo o risco moderado para ocorrências.

    3 6

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    No final de semana tempo firme, seco e ensolarado em toda SC, tanto no sábado (16) como no domingo (17). Ainda pela influência da massa de ar seco e frio, que aos poucos perde força e se afasta para o mar, favorecendo a elevação das temperaturas, a virada do vento para a direção nordeste com rajadas mais intensas no Litoral Sul. 

    rodape

    Cidades