Temporada de verão de Bombinhas terá novidades

415
Compartilhar

Decoração de Natal e duchas nas praias estão no planejamento

A temporada de verão 2018/2019 de Bombinhas promete ainda mais encanto e conforto para quem aproveita as belezas do município. No último dia 9, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico – Setur, anunciou em uma reunião com prestadores de serviço e representantes do trade as novidades preparadas para este ano, como a contratação de decoração de Natal para alguns pontos da cidade e a implantação de contêineres com banheiros e duchas nas principais praias do município.

Cada instituição, órgão de segurança ou prestador de serviços que têm relação direta com o bom andamento da temporada de verão apresentou seus preparativos para receber os visitantes. Também estiveram presentes representantes de entidades de classe como Associação Empresarial de Bombinhas – AEMB, Rede Costa Esmeralda de Hotéis e Pousadas, Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau e membros do Conselho Municipal de Turismo – Comtur.

O prefeito Paulo Henrique Dalago Muller e o secretário de Turismo, Carlos Cândido Silva, informaram que está em processo de licitação a aquisição da decoração de Natal, que deverá ser implantada em alguns dos principais pontos da cidade, como o Pórtico de Entrada que está sendo totalmente revitalizado, Mirante de Bombas e Avenida Leopoldo Zarling. Outra novidade é a instalação de contêineres com banheiros e duchas nas praias, sendo dois em Bombas, um em Bombinhas, um em Quatro Ilhas, um em Mariscal, um em Canto Grande, um na Praia da Tainha e um em Zimbros, a partir do dia 5 de Dezembro.

Um show nacional de abertura da Temporada de Verão acontece no dia 20 de Dezembro. O local e a atração ainda estão sendo definidos. No mesmo dia será a chegada do Papai Noel. Já no Réveillon, apresentações de DJ’s e bandas locais nas praias de Bombas, Bombinhas, Canto Grande e Zimbros. As atividades na praia começam dia 20 de Dezembro, com aulas de zumba e ginástica e o serviço de cadeira anfíbia na Praia de Bombas, junto ao posto de guarda-vidas. A programação deve estar no novo Portal Online da Setur que será lançado em Dezembro, constando a lista dos hotéis, pousadas, restaurantes e comércio que estejam devidamente formalizados e cadastrados do Inventário Turístico e no Cadastur. E nas primeiras quinzenas dos meses de Janeiro, Fevereiro e Março a equipe da Setur deve realizar a pesquisa de demanda turística. O instrumento serve para o planejamento de ações do poder público e da iniciativa privada para o desenvolvimento do turismo.

A Telmesh, empresa responsável pela administração da Taxa de Preservação Ambiental – TPA, apresentou algumas novidades na forma de cobrança e funcionamento do posto na entrada do município. As ações que começam a ser aplicadas nesta temporada têm o objetivo de agilizar o atendimento, oferecer mais facilidades para os turistas e visitantes e dar mais fluidez ao trânsito. As novidades foram apresentadas para a imprensa em uma coletiva no último dia 14. A cobrança da TPA começou no dia 15 de Novembro e segue até 15 de Abril.

Água e Saneamento

O novo sistema de abastecimento de água da cidade foi a grande notícia da concessionária Águas de Bombinhas. A ETA foi inaugurada no último dia 7 e tem capacidade para produzir seis vezes mais água do que nas últimas temporadas. A possibilidade de ocorrer problemas é pontual, porém a concessionária está preparada para atender e resolver esses casos de imediato. O recomendado foi que residências, condomínios, hotéis e pousadas realizem a limpeza das caixas d’água e cisternas e que estejam com as mesmas cheias até a semana do Natal, para garantir o funcionamento do sistema. A concessionária trabalha também na fiscalização das redes de esgoto irregularidades. Segundo a empresa, muitas residências, condomínios e até comércio ligam a rede pluvial na rede de esgoto, provocando vazamentos em caso de chuva. A Águas de Bombinhas têm investido em equipamentos para fiscalização e limpeza das redes, antes do verão.

Segurança

As Polícias Militar e Civil, assim como o Corpo de Bombeiros, informaram que aguardam o posicionamento do Governo do Estado a respeito do reforço de efetivo. A PM espera um reforço de pelo menos 14 policiais, para que dois fiquem exclusivos para ocorrências relacionadas ao trânsito. Existe também a solicitação de um policial argentino, através de intercâmbio para o melhor atendimento aos visitantes.

A Polícia Civil espera um reforço de quatro policiais civis para que consiga manter a delegacia aberta 24 horas, inclusive para liberação de veículos. Informou ainda que solicitou um escrivão específico para atendimento aos estrangeiros com fluência em espanhol.

O Corpo de Bombeiros espera um reforço de cinco a oito bombeiros militares para manter o serviço de jet ski ativo diariamente. A quantidade de guarda-vidas civis também não está confirmada, mas há boa expectativa devido ao aumento na procura do curso. As viaturas, equipamentos e materiais estão adequados e preparados. Atualmente três postos de guarda-vidas estão abertos diariamente, em Bombas, Mariscal e Quatro Ilhas, sendo que este número deve aumentar gradualmente até o dia 15 de Dezembro, quando inicia oficialmente a operação veraneio.

Energia

A Celesc Bombinhas informou que, após a implantação da nova subestação não houve registros de quedas de energia. Além disso, o posto de atendimento conta com mais um funcionário para atender a demanda da cidade. O uso do aplicativo para celulares da Celesc pode ser utilizado para verificar a situação de abastecimento de energia, consultar débitos e até mesmo notificar alguma ocorrência.

Coleta de lixo

A prestadora de serviço de coleta de lixo adquiriu um veículo pequeno para entrar nas ruas que ficam obstruídas pelo trânsito ou que não comportam caminhão durante o verão. A partir do dia 2 de Dezembro as equipes iniciam a operação diária em turnos diurnos e noturnos, tanto de resíduos comuns quanto de recicláveis. A Operação Bota-fora de descarte de moveis e entulhos maiores será realizada na primeira quinzena de Dezembro.

Quanto à limpeza das praias, o serviço de verão começa dia 15 de Novembro, no período noturno. A partir do dia 18 de Dezembro iniciam os também os trabalhos diurnos. Ao todo serão 27 pessoas trabalhando na limpeza das praias, além da máquina saneadora de areia.

Meio Ambiente

A Fundação de Amparo ao Meio Ambiente fará, novamente, parceria om Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio para realização de projeto de voluntariado com duas linhas de ação: o monitoramento da Trilha do Morro do Macaco e o Marina Legal, com orientação para usuários de duas marinas da cidade. O edital nacional será lançado em breve e a ação deverá ser executada em Fevereiro e Março com recursos oriundos da TPA, aprovados pelo Comitê Gestor. O presidente da Famab, Flavio Steigleder Martins, ainda reforçou que Bombinhas está na fase piloto do Bandeira Azul e que foi aprovada pelo Conselho Gestor da TPA a liberação dos recurso para a recuperação da restinga do Mariscal, realização de blitzes ecológicas e testes de balneabilidade e qualidade da água. As praias inscritas no projeto são Mariscal e Quatro Ilhas.

A Famab intensificará a fiscalização ambiental náutica a partir de 15 de Dezembro, principalmente para coibir acampamento e outros crimes ambientais nas praias desertas. Outros três fiscais e um diretor trabalharão na fiscalização por terra. A Famab atende denúncias em sistema de plantão pelo WhatsApp (47) 99624-3355.