16.6 C
Itapema
segunda-feira, julho 15, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaTerça-feira (10), tempo firme com predomínio de sol na maior parte do...

    Terça-feira (10), tempo firme com predomínio de sol na maior parte do estado

    Em:

    Em Destaque

    10 de outubro de 2023

    Terça-feira (10), tempo firme com predomínio de sol na maior parte do estado

    O tempo tem a influência de um sistema de alta pressão. Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, a circulação marítima mantém a presença e variação de nuvens, bem como a condição para chuva fraca / chuvisco isolado e passageiro, principalmente nos extremos do dia. O risco permanece alto para deslizamentos devido ao solo encharcado. O vento vira de sudeste para nordeste no decorrer do dia, com intensidade fraca a moderada e com rajadas mais intensas (de 40 a 60km/h) a partir da tarde no Litoral Sul. As temperaturas máximas à tarde variam entre 27 e 30°C no Extremo Oeste, de 17 a 19°C no Planalto Sul e entre 21°C e 24°C nas demais regiões.

    QUARTA-FEIRA (11)

    Na quarta-feira (11), o tempo muda em SC com o retorno das pancadas de chuva e temporais (chuva intensa, raios, fortes rajadas de vento e granizo) a partir do final da manhã nas áreas de divisa com o RS, se estendendo para as demais regiões do estado no decorrer da tarde e noite, devido ao fluxo de calor e umidade do norte do país e a formação de sistemas de baixa pressão em vários níveis da atmosfera. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais e a chuva intensa como alagamentos, enxurradas, deslizamentos, destelhamentos, quedas de árvores e galhos. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado. As temperaturas ficam altas e se aproximam dos 30°C na divisa com o PR e áreas próximas.

    2

    QUINTA-FEIRA (12)

    Quinta-feira (11) com tempo instável e com chuva em todas as regiões do estado com a passagem de uma frente fria por SC. Por alguns momentos a chuva ocorre com forte intensidade e acompanhada por temporais, com raios, rajadas de vento e granizo, resultando em volumes acumulados altos. O risco é alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e deslizamentos e moderado a alto para ocorrências relacionadas a destelhamentos, quedas de árvores e galhos. Vento de norte/noroeste virando para sul a partir da tarde, com rajadas moderadas. As temperaturas variam pouco ao longo do dia e declinam rapidamente à noite, com a virada do vento e a aproximação de uma massa de ar mais seco e frio.

    3

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    Na sexta-feira (13), a frente fria se afasta de SC, mas ainda mantém a presença de muitas nuvens e a condição para chuva fraca e isolada por alguns momentos do centro ao leste do estado. Nas demais regiões, tempo firme e seco, por influência de uma massa de ar seco e frio. No sábado (14), tempo firme e com predomínio de sol em todas as regiões catarinenses. A massa de ar seco favorece um amanhecer com temperaturas mais baixas, se comparadas aos dias anteriores, e a tarde com temperaturas amenas em SC.

    Cidades