16.6 C
Itapema
segunda-feira, julho 15, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaTerça-feira (12) com predomínio de sol e calor em SC

    Terça-feira (12) com predomínio de sol e calor em SC

    Em:

    Em Destaque

    2 de setembro de 2023

    Terça-feira (12) com predomínio de sol e calor em SC

    As temperaturas máximas superam  30°C em todo o estado. No Litoral Sul, pode alcançar até 35°C, resultado da condição pré-frontal, isto é, o aquecimento antes da passagem de uma frente fria.

    Ao longo do dia, a formação de uma frente fria no RS concentra a instabilidade mais intensa sobre o estado gaúcho.

    No final do período, o forte calor combinado a aproximação da instabilidade da frente fria, favorece a ocorrência de pancadas isoladas de chuva com trovoadas no Planalto Sul e Litoral Sul, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas às trovoadas.

    Nas demais áreas de divisa com o RS ocorre aumento de nuvens. Vento predominante de nordeste no Litoral com intensidade moderada e com rajadas de 45 a 65km/h nas áreas costeiras.

    2 5
    https://youtube.com/watch?v=_bcUgVr6loc%3Ffeature%3Doembed

    QUARTA-FEIRA (13)

    Na quarta-feira (13), o dia já começa com com condições para chuva e temporais nas áreas de divisa com o RS, que se estendem para o restante do estado a partir da tarde, à medida que a frente fria avança por SC. Associados aos temporais podem ocorrer chuva intensa, rajadas fortes de vento e granizo, com risco moderado a alto para ocorrências relacionadas a destelhamentos, alagamentos e enxurradas. Vento de nordeste a noroeste com intensidade fraca a moderada moderada e com rajadas de 45 a 65km/h entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul. As temperaturas não sobem muito nas áreas de divisa com o RS, mas superam os 30°C do centro ao norte do estado. 

    3 5

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    Na quinta-feira (14), a frente fria em SC combinada com a formação de um sistema de baixa pressão no litoral catarinense, mantém o tempo instável com chuva, sendo mais intensa e persistente do centro ao leste do estado, o que mantém o risco moderado a pontualmente alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e deslizamentos para essas regiões.  Durante a sexta-feira (15), os sistemas se afastam para alto mar à medida em que uma massa de ar seco avança para o estado. As temperaturas voltam a cair no estado, sobretudo nas noites e madrugadas. 

    rodape

    Cidades