Testagem aleatória em Itajaí aponta que 55% dos infectados por coronavírus são assintomáticos

395
Compartilhar

Região

A testagem aleatória realizada em Itajaí, no Vale, mostrou que mais da metade das pessoas que tiveram resultado positivo para Covid-19 são assintomáticas. O resultado do mutirão de exames, realizado na semana passada no Centreventos, diagnosticou 97 pessoas foram infectados pelo vírus, o dado representa quase 16% do total de pessoas testadas. Nos três dias de testagem foram realizados 609 exames do tipo PCR.

A amostragem apontou que entre os 97 casos positivos de coronavírus, 54 pessoas estavam assintomáticas (55,6%) e 43 apresentaram algum tipo de sintoma (44,3%). Os resultados já estão sendo informados aos moradores pela Vigilância Epidemiológica.

Entre os casos confirmados na testagem, 51 são mulheres e 46 são homens, com idades entre 19 e 79 anos. A maior parte dos casos está na faixa etária dos 30 a 39 anos (29 casos). Já os bairros com mais casos de coronavírus, diagnosticados durante a amostragem, são: Cordeiros (21), Fazenda (17), Centro (13) e São João (8). Do total, quatro exames deram inconclusivos e serão refeitos.

Ampliação da testagem

Na quarta-feira (3), o município iniciou a realização de testes para coronavírus nos bairros. Inicialmente, será feita a aplicação de cerca de 2 mil testes rápidos, em oito localidades, ao longo do mês de junho.

A Secretaria de Saúde também está realizando testes rápidos nos profissionais de saúde da rede municipal. Todos os servidores que estão trabalhando farão o teste para coronavírus até o dia 10 de junho. A intenção é verificar qual o percentual de profissionais que já se contaminaram.

De acordo com a pasta, as equipes realizaram nesta semana aproximadamente 450 testes nos servidores. Os resultados serão divulgados e incluídos no boletim epidemiológico ao final da testagem.

MAPA: confira os casos de Covid-19 no Brasil e no mundo

Itajaí tem 521 casos confirmados de coronavírus, com dez mortos. Santa Catarina registra 10.532 confirmações de coronavírus desde o início da pandemia. Os números foram atualizados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) na quinta-feira (4), e contabilizam 156 mortes por Covid-19, quatro a mais do que o balanço do dia anterior.