10.6 C
Itapema
terça-feira, julho 7, 2026
mais
    InícioCidadesBombinhasTestes de balneabilidade em Santa Catarina são uma grande farsa, diz prefeito

    Testes de balneabilidade em Santa Catarina são uma grande farsa, diz prefeito

    Em:

    Em Destaque

    Cinco praias de Bombinhas avançam na disputa pelo selo Bandeira Azul

    Município mantém cinco candidaturas na etapa internacional da certificação,...

    Gaeco mira esquema de fraudes em licitações de shows e cumpre mandados em Itapema e outras cidades

    Megaoperação investiga suspeita de cartel, pagamento de propinas e...

    Município apresentou documentos que podem comprovar as possíveis irregularidades do órgão nas análises de balneabilidade publicadas recentemente

    Testes de balneabilidade em Santa Catarina são uma grande farsa, diz prefeito Divulgação

    Paulo Henrique Dalago Muller, Prefeito de Bombinhas, acusa e prova com documentos a verdadeira farsa do IMA. Então pasme, o IMA – Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina divulga laudos semanais, mas não coleta há mais de 2 anos a água das praias.

    No dia 22/12/2022, o prefeito encaminhou ao IMA o OFÍCIO Nº 392/2022 – FAMAB, solicitando quais os dias, horários e critérios utilizados pelo órgão para análise da água. O IMA primeiro informou que não tinha recebido o ofício. Após a comprovação do envio, o IMA admitiu que recebeu o ofício, mas que ainda não tinha uma resposta para o mesmo. Já se passaram 30 dias, e o mesmo ainda não foi respondido.

    Depois disso, surgiram informações de que as análises eram feitas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Itapema, por meio de um convênio com o IMA. Então, a prefeitura de Bombinhas, por meio de ofício, solicitou ao mesmos explicações sobre a forma da coleta, nome do responsável pela coleta, assim como, a placa dos veículos que vêm nas datas que o IMA divulga a tal “Análise Fake”.

    O Corpo de Bombeiros em resposta oficial respondeu que o funcionário responsável foi afastado e que uma sindicância foi aberta para apurar as denúncias, mas não informou o veículo nem a placa de veículo algum. Mas o mais grave, de forma não oficial, o Corpo de Bombeiros informou que o funcionário responsável fazia a coleta com a sua moto particular.

    Olhando no sistema de monitoramento da cidade de Bombinhas e da Polícia Militar (até porque Bombinhas tem câmeras de controle de veículos por conta da TPA), o veículo do dito funcionário entrou na cidade no ano de 2021, às 18horas, e no ano de 2023, às 11horas, horários destintos afirmados pelo IMA.

    Agora fica a pergunta: por que o IMA não responde? Por que um órgão como o IMA é tão incompetente? Por que a IMA falta com a verdade e transparência e de forma caluniosa divulga laudos de balneabilidade inautênticos para prejudicar o turismo de Bombinhas?

    O município de Bombinhas contratou um laboratório de renome estadual, credenciado pelos órgãos ambientais, para fazer as análises. De acordo com o laboratório, as praias de Bombinhas estão próprias para banho. (Segue no anexo: laudos e documentos).

    Cidades