UBS do Jardim Praiamar estará aberta no sábado (31/08) para vacinação contra o sarampo e a febre amarela

454
Compartilhar


 A Secretaria de Saúde segue com ações intensificadas para promover a vacinação contra o sarampo e a febre amarela em Itapema. No próximo sábado (31/08) será a vez da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Praiamar realizar o Dia D. O atendimento será das 8h às 12h e das 13h às 17h.

“Depois da UBS Morretes e Tabuleiro será a vez do Jardim Praiamar realizar a vacinação no sábado. Uma boa oportunidade para quem não consegue ir na UBS durante a semana”, explicou a Diretora de Vigilância Epidemiológica, Enfª Mariane Halpin.

Quem pode se vacinar?

 

A vacina da Febre Amarela é destinada as pessoas entre nove meses e 59 anos que ainda não tinham a imunização, pessoas mais de 60 anos também devem ser imunizadas, desde que sejam avaliadas pelo médico do serviço de saúde para identificar se possuem alguma contraindicação. A vacina está contraindicada para crianças menor que 6 meses de idade, histórico de reação anafilática ao ovo de galinha, imunodeprimidos.

Seguindo orientação do Ministério da Saúde (MS), o município continua aplicando a chamada “dose zero” da vacina tríplice viral – que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola – em todas as crianças com idade entre 6 e 11 meses de idade. A aplicação desta dose extra, segundo o Ministério da Saúde, é uma medida preventiva para proteger os bebês desta faixa etária, já que eles estão mais suscetíveis a casos graves da doença e ao óbito. A dose extra não substitui as doses da vacina já previstas no calendário nacional de vacinação. A vacina é a única forma de prevenção contra o sarampo. Além das crianças, jovens e adultos também precisam tomar a vacina contra a doença. Quem não tomou as duas doses da vacina, não lembra ou perdeu a carteirinha de vacinação precisa regularizar a situação vacinal de acordo com a faixa etária. Pessoas entre 1 e 29 anos devem tomar duas doses com um intervalo mínimo de 30 dias entre elas e pessoas com idade entre 30 e 49 anos, devem tomar apenas 1 dose.