Unidades Básicas de Saúde (UBS) agora atendem por acolhimento

139
Compartilhar

A Secretaria de Saúde implantou em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) o atendimento em acesso baseado no acolhimento. Com o novo sistema o paciente que procurar o serviço durante todo o dia será acolhido pela equipe de profissionais que fará o encaminhamento necessário conforme a queixa. Um dos locais é a UBS do Jardim Praiamar que além da equipe de estratégia da família conta também com atendimento de ginecologista e pediatra em dias específicos da semana.

“O paciente que chega na unidade não sai mais sem atendimento, ou seja, ele é escutado pela equipe de enfermagem que avalia o caso e assim direciona ao atendimento médico em até 48h. Com isso garantimos agilidade na solução do problema relatado pelo paciente”, explicou o Coordenador da UBS do Jardim Praiamar, Diogo Cordeiro Thibes.

 

Protocolo de atendimento

Desde o ano 2018, Itapema aderiu aos Protocolos de Enfermagem elaborados pelo Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (COREN/SC). “A iniciativa garante mais autonomia do enfermeiro com a finalidade melhorar a assistência ao pacientes, com isso o profissional poderá prescrever alguns medicamentos específicos como por exemplo para tratar doenças sexualmente transmissíveis ”, explicou o Secretário de Saúde, Alexandre Furtado Kons dos Santos.