Unidades Básicas de Saúde (UBS) oferecem Práticas Integrativas e Complementares (PIC)

494
Compartilhar

Quem procura as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Itapema também tem a disposição as chamadas Práticas Integrativas e Complementares (PIC). Os grupos são coordenados pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e da Residência Multiprofissional de Saúde da Família (RMSF) que vão desde romaterapia, aurículoterapia, homeopatia, meditação, shantala, reiki, plantas medicinais e fitoterapia.

As Práticas Integrativas e Complementares (PIC) são um dos recursos terapêuticos que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças e da recuperação da saúde. O NASF e RMSF desenvolveram no ano de 2018 no município de Itapema pelo menos 07 (sete) das 29 (vinte e nove) práticas reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

“Estamos aplicado um questionário com os servidores da saúde acerca de áreas de interesse e de conhecimento das PICs em sua prática profissional, visando ter dados para investir nas PICS em 2019 o aproveitamento da experiência destes profissionais nos serviços de saúde, além de capacitar os que ainda não atuam com PICs e o desejam fazer”, afirmou a Secretária de Saúde, Juliana Peron.