Unificado Itapema, três décadas de atuação

749
Compartilhar

Educação

A Câmara de Vereadores de Itapema, por proposição do Vereador Cleverson Tanaka Rubini (PDT), homenageou os 30 anos do Colégio Unificado, em reconhecimento a sua trajetória na educação no município de Itapema.

Com a missão de promover uma educação de qualidade, através de um ensino inovador, com profissionais continuamente capacitados, contribuindo para o desenvolvimento sócio-cultural de seus mais de 5000 alunos formados nos seus 23 anos em Itapema, o Colégio Unificado comemora em 2018, 30 anos de existência. Formando alunos com caráter, valores e princípios morais, direcionando o aluno a utilizar os conhecimentos aprendidos de maneira eficaz, para que sejam aplicados em favor da sociedade e de uma realidade melhor para todos, o colégio, que atualmente conta com 600 alunos divididos em 2 turnos na unidade de Itapema e 200 colaboradores, se torna mais do que merecedora desta homenagem.

Breve histórico

Focado nos acontecimentos ocorridos em Itapema: Em 1988 Otílio Dalçóquio e Paulo Cruz fundam o Curso Pré-Vestibular Unificado, instalando-o no antigo prédio da Escola Técnica de Comércio de Itajaí, abrindo turmas de ensino Médio e Fundamental II nos anos posteriores, vendendo em 1991, após abrir uma Unidade em Balneário Camboriú a cinco professores e uma funcionária: Sidney Silva, Castelo Gazzoni, José Domingos de Andrade, Alexandre Kleis, Hélcio Cruz e Iolanda Cunha, esta saindo da sociedade um ano depois. Diretores da Câmara dos Dirigentes e Logistas, CDL, de Itapema, em 1994, propõem a instalação de uma unidade do Unificado na cidade.

Andrade, designado para a tarefa, aluga um prédio em construção na rua 318, em Meia Praia, e conclui a obra, iniciando os trabalhos em fevereiro de 1995. Em 1997 Otílio, que continuou dando aulas, retorna à sociedade, que passa a ter seis sócios. A prefeitura de Itapema, em troca de seis bolsas de estudo durante cinco anos, doa um terreno defronte a este prédio ao Unificado, onde foi construído e inaugurado sua sede em 1998. Em agosto de 1998, o Unificado passa a trabalhar com os princípios da Qualidade Total, criando o Uniquali, registro de todos os seus procedimentos operacionais padronizados. Em janeiro de 2000, Andrade, que dirigia a unidade de Itapema, deixa a sociedade; Sidney assume a direção. Em junho Alexandre passa a acumular a direção administrativo-financeira.

Em dezembro Otílio deixa a sociedade e 6 meses depois Hélcio deixa a sociedade; Há tempos o Unificado acalentava a ideia de ter uma área na zona rural para a instalação de uma “escola de campo”, um local onde os alunos, em contato com a natureza, desenvolvessem suas atividades educacionais; em julho é comprada uma área de 30 hectares na localidade de Rio do Meio, a 24 km do centro de Itapema. Em março de 2002, Deisi Renata Oliveira, assume a direção em Itapema. Em julho de 2003, Sidney deixa a sociedade e Castelo e Alexandre tornam-se diretores gerais; Já em dezembro de 2012, o Unificado firma parceria com a Construtora Profor para a construção de novo prédio em Itapema, em terrenos contíguos ao do atual prédio. Em julho de 2013, Deisi deixa a direção da unidade de Itapema.

Castelo assume, secundado por Roney Baptista na vice-direção. Logo depois em fevereiro de 2014 o novo prédio em Itapema é inaugurado. Em novembro de 2015, o Unificado e o Plenitude unem suas atividades no Fundamental I em Itapema. Em dezembro Roney deixa a vice-direção da unidade de Itapema, sendo substituído por Helle Borges de Lima. Em setembro começa a ser elaborado pelo escritório da arquiteta Liege Chriaradia Ferreira o master plan da área do Unificado no Rio do Meio, visando a futura instalação de uma escola de período integral no local. Em dezembro Bárbara assume a vice-direção de Ensino, cargo recém-criado; Alexandre torna-se diretor geral.

Moção Legislativa

Com a missão de promover uma educação de qualidade, através de um ensino inovador, com profissionais continuamente capacitados, contribuindo para o desenvolvimento sócio-cultural de seus mais de 5000 alunos formados nos seus 24 anos em Itapema, o Colégio Unificado comemora em 2018, 30 anos de existência. Formando alunos com caráter, valores e princípios morais, direcionando o aluno a utilizar os conhecimentos aprendidos de maneira eficaz, para que sejam aplicados em favor da sociedade e de uma realidade melhor para todos, o colégio, que atualmente conta com 600 alunos divididos em 2 turnos na unidade de Itapema e 200 colaboradores, se torna mais do que merecedora desta homenagem.

Segundo o Vereador Cleverson Tanaka, “É importante reconhecer o trabalho das instituições de Ensino, ainda mais nos dias de hoje em que estamos desacreditados no ser humano, mesmo com toda a evolução tecnológica, ainda sofremos com muitos problemas e a solução para a maioria desses problemas, está na Educação.”, finaliza o vereador.

*Com informações Gabinete Vereador Tanaka