16.6 C
Itapema
segunda-feira, julho 15, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaVéspera de feriado com tempo nublado

    Véspera de feriado com tempo nublado

    Em:

    Em Destaque

    6 de setembro de 2023

    Véspera de feriado com tempo nublado

    quarta-feira (06), será marcada pela variação de nuvens no Grande Oeste e maior cobertura de nuvens nas áreas do leste do estado, com ocorrência de chuva fraca e isolada nos extremos do dia em áreas da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte em função da circulação marítima. Não há risco para ocorrências associadas às condições de tempo. 

    O vento sopra com intensidade fraca a moderada, variando de direção sudeste a nordeste, com rajadas entre 45 a 60 km/h que intensificam entre a tarde e a noite do Grande Oeste aos planaltos e no Litoral Sul, com risco baixo para ocorrências associadas aos ventos.

    No amanhecer, temperaturas mínimas entre 2 e 11°C do Meio-Oeste aos planaltos, na Grd. Florianópolis Serrana e no Alto Vale, nas demais regiões oscilam entre 11 e 15°C. À tarde as máximas variam entre 10 e 15°C no Meio-Oeste e Planaltos, variam entre 22 e 29°C no Oeste e Extremo Oeste e marcam entre 14 e 19°C nas demais regiões. 

    O mar fica pouco agitado em toda a costa de SC, com ondas entre 1,5 e 2,0 m de altura e de direção sudeste.

    mappps1
    https://youtube.com/watch?v=327_ZnANC9w%3Ffeature%3Doembed

    QUINTA-FEIRA (07)

    Na quinta-feira (07), a madrugada já inicia com ocorrência de pancadas de chuva com trovoadas em regiões do Oeste e Extremo Oeste, devido a aproximação de uma frente fria que avança pelo RS em direção ao estado. Ao longo do dia, devido a aproximação deste sistema ocorrem pancadas esparsas principalmente em áreas de divisa como RS, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas às trovoadas. Nas outras áreas há condições para chuva fraca e isolada a qualquer momento devido a circulação marítima. As mínimas variam entre 4 e 13°C do Meio-Oeste aos planaltos, no Alto Vale e na Grd. Florianópolis Serrana e marcam entre 15 e 19°C nas outras regiões. As máximas variam entre 13 e 24°C do Meio Oeste ao litoral e marcam entre 24 e 32°C no Oeste e no Extremo Oeste.  Tanto o vento médio, quanto as rajadas, sopram com intensidade moderada de direção leste/nordeste, passando para norte/noroeste no decorrer do dia, do Grande Oeste à Grd. Florianópolis, com rajadas entre 50 a 70km/h, com risco moderado para ocorrências associadas aos ventos. O mar volta a ficar agitado no Litoral Sul, com ondas de leste a nordeste, entre 2 e 2,5m e picos de 3,0m. O risco é moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.

    mappps2

    SEXTA-FEIRA (08)

    Na sexta-feira (08), a frente frente fria associada a um sistema de baixa pressão no Paraguai e ao fluxo de umidade do Norte do país, avança pelo estado provocando temporais acompanhados de eventual queda de granizo, rajadas de vento e chuvas pontualmente intensas principalmente nas áreas de divisa com o RS, com risco moderado a alto para ocorrências associadas. O vento predomina da direção norte/noroeste com intensidade fraca a moderada e com rajadas moderadas (entre 40 e 65 km/h) pelo estado, que perdem força ao longo da noite, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas aos ventos. As temperaturas mínimas oscilam entre 6 e 15°C do Meio-Oeste aos planaltos e variam entre 15 e 18°C nas demais áreas. As máximas ficam entre 24 e 29°C nas áreas litorâneas e no Médio e Baixo Vale e variam entre 20 e 24°C no restante do estado.

    mappps3

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    No sábado (09), a frente fria segue atuando no estado, associada a um sistema de baixa pressão no Paraguai, provocando chuva e temporais em todas as regiões, o risco é moderado para ocorrências associadas aos temporais e a chuva intensa e volumosa.

    No domingo (10), com o afastamento das instabilidades para o oceano e a entrada de uma massa de ar seco na retaguarda do mesmo, o tempo estabiliza em todo o estado, somente nas áreas litorâneas há possibilidade de chuva fraca e isolada no final do dia devido a circulação marítima. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.

    rodape

    Elaborado em: 06/09/2023 às 05:00 – N° 249/2023

    Meteorologista: Ana Luiza Dors Wilke

    Cidades