Vigilância Sanitária realiza reunião sobre comercialização de alimentos nas praias

418
Compartilhar

Fiscais da DVS irão fiscalizar o cumprimento das normas de comércio de alimentos

 A Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária, realizou na última quarta-feira (14/11), uma reunião com os responsáveis pelos quiosques que comercializam alimentos e vão atuar no período de veraneio nas praias de Itapema. O objetivo do encontro foi reforçar as orientações sobre as normas sanitárias a fim de evitar problemas referentes à intoxicação alimentar, com foco na manipulação do crepe suiço, alimento que passará a ser comercializado esse ano.

As orientações repassadas pelas estagiárias do curso de Nutrição da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Isadora Simas Ribeiro e Thaise Morgana Batista, foram referentes às Boas Práticas de manipulação de alimentos para diminuir o risco de contaminação por ingestão. “Orientamos quanto a maneira correta de acondicionamento e manuseio dos alimentos, temperatura adequada de conservação e sobre higiene pessoal dos manipuladores”, destacaram as estagiárias.

A Diretoria alertou que as orientações repassadas serão cobradas em fiscalizações que serão realizadas por fiscais do órgão durante todo o período de temporada, em especial, nos dias de maior movimentação de pessoas. O comerciante que for flagrado fora dos padrões será intimado e poderá até perder a credencial de vendedor ambulante concedida pela Prefeitura. A Vigilância Sanitária distribuiu ainda, material informativo baseado na Resolução RDC Anvisa 216/2004 e demais legislações em vigor sobre alimentos.