19.5 C
Itapema
sábado, agosto 1, 2026
mais
    InícioSanta CatarinaFrente fria se forma nesta terça-feira(24)

    Frente fria se forma nesta terça-feira(24)

    Em:

    Em Destaque

    Conasa amplia obras e leva melhorias a seis bairros de Itapema

    Cronograma prevê interdições entre os dias 3 e 8...

    Estrada do Sertão do Trombudo entra na fase de pavimentação asfáltica em Itapema

    Trecho de ligação com Porto Belo terá interdição total...

    24 de outubro de 2023

    Frente fria se forma nesta terça-feira(24)

    Nesta terça-feira (24), o processo de formação de uma frente fria associada a um ciclone no oceano e o fluxo de ar quente e úmido da região amazônica provocam chuvas e fornecem condições para temporais isolados com raios, rajadas de vento e chuva pontualmente intensa em todas as regiões catarinenses, especialmente entre o final da manhã e a tarde.

    O risco é baixo a moderado para ocorrências como destelhamentos, quedas de galhos e árvores, danos na rede elétrica e alagamentos pontuais. 

    As temperaturas máximas variam entre 20°C e 24°C no Grande Oeste e Planalto Sul, onde a cobertura de nuvens é maior, e oscilam entre 29°C e 35°C em todo o litoral, Vale do Itajaí e parte do Planalto Norte, por conta da condição pré-frontal.

    QUARTA-FEIRA (25)

    Na quarta-feira (25), o tempo segue instável entre o Grande Oeste e o norte catarinense, com possibilidade de pancadas de chuva e temporais isolados nas áreas próximas à divisa com o Paraná, porém o risco é baixo para ocorrências meteorológicas associadas. Os ventos sopram de quadrante sul no estado, com rajadas entre 40 e 55 km/h nas áreas costeiras e intensidade fraca nas demais regiões. Devido a virada do vento para sul, as temperaturas ficam mais amenas nas regiões litorâneas em relação ao dia anterior, com as máximas variando entre 18°C e 22°C. Já no Grande Oeste e Planalto Norte, as máximas oscilam entre 23°C e 26°C.

    QUINTA-FEIRA (26)

    Instabilidades atmosféricas seguem atuando sobre Santa Catarina na quinta-feira (26), fornecendo condições para pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e a noite no Grande Oeste e Planalto Norte. O risco para ocorrências associadas aos temporais é baixo. Do centro ao leste do estado, a condição é de tempo nublado a encoberto. Ventos sem direção preferencial pelo estado, com intensidade fraca. Devido a maior cobertura de nuvens, as temperaturas máximas ficam entre 15°C e 18°C no Meio-Oeste, planaltos, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte. Nas demais regiões, variam entre 22°C e 27°C.

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    Entre a sexta-feira (27) e o sábado (28), o processo de formação de uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical no oceano e o intenso fluxo de umidade da região amazônica volta a provocar temporais com fortes rajadas de vento, queda de granizo, chuva intensa e volumosa em santa Catarina.

    Elaborado em: 24/10/2023 às 05:00 – N° 297/2023

    Meteorologista: Elen Pelissaro

    Cidades