21.6 C
Itapema
quinta-feira, abril 23, 2026
mais
    InícioSanta CatarinaColuna Pelo EstadoPelo Estado 04/06: Mudanças no Programa Universidade Gratuita

    Pelo Estado 04/06: Mudanças no Programa Universidade Gratuita

    Em:

    Em Destaque

    Saúde de Itapema inicia aplicação gratuita de Implanon na rede municipal

    Considerado um dos métodos contraceptivos mais modernos do mundo,...

    Parabéns, Itapema! Milhares de pessoas celebram os 64 anos da cidade na Praça da Paz

    Noite de festa teve apresentação emocionante do Coral Vivaz,...

    Pelo Estado 21/04: Nova proposta promete solução para o Morro dos Cavalos

    O Deputado Federal Pedro Uczai anunciou que, após intensa...

    Em meio a questionamentos e reclamações sobre o Programa Universidade Gratuita, a secretária de Educação, Luciane Ceretta, deu o tom de como vai gerir a pasta.Logo  nos primeiros atos como Secretária, anunciou mudanças no cronograma do Programa Universidade Gratuita (UG). A partir do segundo semestre de 2025, todas as etapas de inscrição, renovação e contratação serão antecipadas. A decisão foi tomada após diálogo com representantes das instituições universitárias e dos acadêmicos. Segundo a nota enviada à imprensa, a alteração  quer garantir que, no momento da matrícula, o aluno já conheça sua situação no Programa, proporcionando mais previsibilidade, segurança e tranquilidade para planejar seus estudos.

    O Programa Universidade Gratuita, menina dos olhos no Governo Jorginho, vem sofrendo questionamentos de estudantes, parlamentares e, inclusive, do Tribunal de Contas. Em sessão ordinária, na semana passada, parlamentares do PSD e do PL destacaram o aumento das reclamações relativas ao Programa Universidade Gratuita.

    O deputado  Napoleão Bernardes (PSD), relatou que tem recebido muitos e-mails de estudantes com reclamações relacionadas ao calendário de concessão de bolsas.

    Paralelamente, o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) avalia indícios de possíveis irregularidades na comprovação da situação econômica dos alunos beneficiados. A secretária de Educação reconhece a necessidade de ajustes. “Como toda política pública de grande escala, sua implantação é gradativa e requer ajustes e aperfeiçoamentos ao longo do tempo. A consolidação completa está prevista para o primeiro semestre de 2027”, disse por meio de nota.

    Entre os ajustes anunciados está o índice de carência do estudante.  Agora,  candidatos ao programa poderão testar o seu índice de carência antes de efetuar a inscrição no programa, o que permitirá mais conhecimento e transparência sobre sua condição.

    Movimentação histórica é concluída

    Porto de Itajaí – Foto: Porto de Itajai/Divulgação

    Após quatro dias de operações ininterruptas 24 horas por dia, a operação do navio da BYD Shenzhen foi concluída. A embarcação descarregou 7.292 veículos elétricos e híbridos – a maior movimentação de veículos da história do Brasil em uma única escala. A operação foi conduzida sob um rigoroso planejamento de stowage planning, garantindo o sequenciamento ideal de descarga por berço. Utilizamos guindastes mobile harbor cranes (MHC) para otimizar o tempo de turnaround e reduzir ao máximo o laytime. A logística para o escoamento rodoviário contou com operadores de yard posicionados estrategicamente no pátio de veículos, assegurando agilidade na liberação das unidades. Toda a comunicação entre o agente marítimo, a autoridade portuária e os órgãos anuentes seguiu o padrão de compliance do trade portuário.

    Reabertura da emergência pediátrica do HU

    Empenhados na reabertura da Emergência Pediátrica do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC), a reitoria da UFSC se reuniu com Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), responsável pela gestão do HU, e a Secretaria de Saúde. Como fruto dessas tratativas, ficou definido que a Ebserh, realizará, a partir de junho de 2025, o chamamento de novos médicos para a unidade, visando a reabertura da Emergência Pediátrica.

    Inovação no TRE-SC

    O juiz eleitoral Ítalo Augusto Mosimann concluiu seu mandato como Ouvidor do TRE-SC, com gestão marcada pela inovação e adoção de novas tecnologias que ampliaram e facilitaram o atendimento ao eleitor. Uma das inovações foi o chatbot “Catarina”, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação, para atendimento aos cidadãos pelo WhatsApp, com 54 mil atendimentos em 2024. Outra, o atendimento eletrônico nas chamadas telefônicas do Disque-Eleitor, com 29.392 chamadas na última eleição, e que resolveu 90,62% das demandas sem interação humana, liberando as equipes do TRE-SC para os atendimentos mais complexos. O mandato se encerrou com o término do biênio do advogado como Juiz Efetivo, na categoria Jurista.

    Água, saneamento e banheiro nas escolas 

    MPSC e TCE/SC uniram forças em iniciativa nacional para garantir água, saneamento e banheiros nas escolas. A ação faz parte do projeto Sede de Aprender, conduzido pelo CNMP e pela Atricon, e acontece entre os dias 2 e 6 de junho. Em Santa Catarina, a iniciativa irá mobilizar 50 Promotores de Justiça do MPSC. além de auditores fiscais de Controle Externo da coordenação da Diretoria-Geral de Controle Externo do TCE.

    Cofem em Brasília 

    O Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) esteve em Brasília, com parlamentares do estado para um café da manhã de trabalho. O foco do encontro foi a união na defesa dos interesses de Santa Catarina em âmbito federal. Foi a primeira reunião das entidades do setor produtivo com o novo coordenador do Fórum Parlamentar, deputado Pedro Uczai, que se colocou à disposição do setor empresarial na busca de soluções para as questões que preocupam o setor produtivo, em especial as de infraestrutura, de meio ambiente e relativas às pequenas empresas.

    Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado PE_04.06.2025

    Produção e edição
    Por Celina Sales para APJ/SC e ADI/SC
    Contato: peloestado@gmail.com

    Cidades