Anúncio feito pelo prefeito Alexandre Xepa marca a nova fase da gestão da pasta; Marines Kepler Nunes segue contribuindo com a equipe de transição
A Secretaria Municipal de Saúde de Itapema conta com uma nova equipe de gestão. O cirurgião-dentista e farmacêutico Adriano Pivotto assumiu o comando da pasta nesta quinta-feira (15). A reestruturação traz também o médico cardiologista e especialista em gestão hospitalar Dr. Frederico Simch para compor o quadro técnico da secretaria.
Marines Kepler Nunes, que conduziu interinamente a Secretaria de Saúde durante o período de transição, continuará integrando a equipe de trabalho e auxiliando na continuidade dos projetos em andamento.
Com mais de duas décadas de residência em Itapema, Adriano Pivotto é farmacêutico e cirurgião-dentista com especialização em Prótese e Implante, pós-graduado em Gestão Pública, além de ex-professor universitário de Odontologia e ex-vereador do município na legislatura 2021–2024.
Ao assumir o cargo, Pivotto reforçou o compromisso com a eficiência do atendimento público. “A Saúde é uma das pastas mais importantes de uma cidade e tem uma equipe muito comprometida e um trabalho importante já em andamento. Chego para somar, ouvir os profissionais, acompanhar de perto as necessidades da população e buscar soluções que tornem o atendimento cada vez mais eficiente e próximo das pessoas”, declarou o novo secretário.
Experiência técnica e ampliação dos serviços
Para reforçar a governança técnica e os processos assistenciais da rede, a gestão passa a contar com o médico cardiologista Frederico Ribeiro Simch. Graduado pela Universidade Católica de Pelotas, com residência no Hospital Santa Cruz (RS) e no Hospital Costantini (PR), Simch atuou como Diretor Médico de Telessaúde da Hapvida NotreDame Intermédica, liderando operações com mais de 2,5 mil médicos e cerca de 700 mil atendimentos mensais. Sua experiência agregará em planejamento estratégico, inovação em saúde pública e protocolos clínicos.
O prefeito Alexandre Xepa destacou que a formação da nova equipe traz bagagem técnica e capacidade de articulação institucional. “O Adriano reúne uma experiência muito importante para esse momento da Saúde. Conhece a iniciativa privada, tem experiência de gestão e também conhece a vida pública e o funcionamento da administração. Isso faz diferença inclusive na busca de recursos, na construção de parcerias e na relação com o Estado e o Governo Federal. É alguém que chega preparado para ajudar a gente a avançar e melhorar cada vez mais o atendimento à população”, ressaltou Xepa.
Xepa também salientou a dedicação necessária para a área. “A gente está trazendo pessoas que têm uma trajetória construída, que têm sua vida profissional, seus negócios e que estão dispostas a abrir mão de parte disso para ajudar Itapema. Saúde não tem dia nem hora. São pessoas que estão vindo para somar, cada uma com a sua experiência, porque a gente sabe que ainda temos muito para melhorar e queremos fazer a Saúde de Itapema avançar ainda mais”, concluiu o prefeito.











