20.3 C
Itapema
segunda-feira, setembro 28, 2026
mais
    InícioSanta CatarinaSistema de  baixa pressão vai influenciar o tempo nesta quarta-feira(23)

    Sistema de  baixa pressão vai influenciar o tempo nesta quarta-feira(23)

    Em:

    Em Destaque

    Fanfarra da ECIM Prefeito Francisco Victor Alves conquista cinco premiações em festival de Gaspar

    Estudantes do Bairro Morretes representaram Itapema no 1º Festival...

    Guardas municipais de Itapema concluem curso de aperfeiçoamento em armamento

    Formação técnica de 40 horas capacitou agentes da corporação...
    Sistema de  baixa pressão vai influenciar o tempo nesta quarta-feira(23)

    Na quarta-feira (23), a influência de um sistema de  baixa pressão aliado ao fluxo de calor e umidade do norte do país seguem mantendo instabilidades em áreas do Planalto Sul, do Litoral Sul e da Grd. Florianópolis, no Litoral Sul não se descarta a possibilidade de pancadas de chuva com trovoadas em alguns momentos do dia, já no Planalto Sul e na Grd. Florianópolis pode ocorrer chuva fraca e isolada principalmente de manhã e entre a tarde e  a noite, com risco baixo para ocorrências associadas. 

    O vento sopra de norte/noroeste com intensidade fraca a moderada  do Grande Oeste aos planaltos, com rajadas moderadas a pontualmente fortes nas áreas mais altas do estado (entre 45 e 75 km/h, podendo ultrapassar esses valores), com risco baixo  moderado para ocorrências associadas. 

    O amanhecer será com temperaturas variando entre 13 e 18°C no Meio-Oeste e nos planaltos e entre 17 e 25°C nas outras áreas.  A tarde será quente em todo o estado, com máximas variando entre 26 e 31°C nos planaltos, Meio-Oeste e no Alto Vale, oscilando entre 28 e 36°C nas demais regiões. Somente no sul do Litoral Sul as temperaturas não sobem tanto por conta da presença de nuvens, marcando entre 19 e 23°C. 

    Mar pouco agitado, com ondas de direção nordeste e altura entre 1 e 1,5 m do Litoral Sul à Grd. Florianópolis e calmo no Litoral Norte, com ondas entre 0,5 e 1 m.

    https://youtube.com/watch?v=5hvTkM_PF3Q%3Ffeature%3Doembed

    QUINTA-FEIRA (24)

    Na quinta-feira (24) uma frente fria oceânica semi-estacionária avança  lentamente pelo centro-leste do estado, deixando o tempo instável do Meio-Oeste ao litoral, com condições para a ocorrência de pancadas de chuva, que por vezes podem vir em forma de temporais isolados nessas áreas, iniciando pela manhã no sul do estado e avançando para o centro-leste de SC ao longo da tarde e da noite, com risco baixo para ocorrências associadas às chuvas. O vento sopra com intensidade fraca a moderada de direção sul nas áreas costeiras e nas proximidades e de direção noroeste/oeste do Grande Oeste aos planaltos, virando de sul entre a tarde e a noite, com rajadas entre 45 a 70 km/h (pontualmente podendo ultrapassar esses  valores. O risco relacionado aos ventos é baixo a localmente moderado. As temperaturas mínimas variam entre 9°C e 17°C nos planaltos e no Alto vale e marcam entre 14°C e 23°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam entre 15 e 17°C no Litoral Sul, marcam entre 18 e 26°C da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte e em todo o Vale do Itajaí e oscilam entre 24 e 33°C no Grande Oeste e no Planalto Norte. 

    SEXTA-FEIRA (25)

    Na sexta-feira (22), a frente fria semi-estacionária segue atuando no estado, ocasionando pancadas de chuva que podem vir em forma de temporais isolados com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo principalmente entre a manhã e a tarde. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas às chuvas. O vento sopra com intensidade fraca de direção sul nas áreas litorâneas e de leste/sudeste no restante do estado, com rajadas moderadas no Meio-Oeste, nos planaltos e na costa litorânea. As temperaturas mínimas variam entre 3 e 12°C no Meio-oeste, planaltos e no Alto Vale e oscilam entre 11 e 16°C nas demais áreas. As máximas variam entre 17 e 20°C no Oeste, Extremo Oeste e no Litoral Norte e oscilam entre 9 e 15°C no restante do estado.

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    No sábado (26), a frente segue influenciando no tempo e mantendo o dia encoberto em todas as regiões com ocorrência de chuva fraca em áreas do nordeste do estado. No domingo (27), com o afastamento da frente, o tempo estabiliza e o dia será com variação de nuvens e aparições do sol do Meio-Oeste ao litoral e com sol e poucas nuvens no Extremo Oeste, no Oeste e no Litoral Sul.

    Elaborado em: 23/08/2023 às 05:00 – N° 235/2023

    Meteorologista: Ana Luiza Dors Wilke

    Cidades