Nesta segunda-feira (21), uma área de alta pressão passa a influenciar o tempo em Santa Catarina, mantendo o dia com predomínio de sol e poucas nuvens.
O dia inicia com temperaturas baixas, principalmente na Serra catarinense, onde oscilam de 5°C a 8°C. Nas demais regiões, as mínimas variam entre 9°C e 13°C, com exceção do Litoral Norte, Baixo Vale e áreas costeiras da Grande Florianópolis, onde ficam entre 15°C e 18°C. As temperaturas máximas se elevam consideravelmente no oeste e norte do estado, chegando aos 27°C no Extremo Oeste e Litoral Norte. No Planalto Sul, as máximas não passam dos 20°C e nas demais regiões variam de 21°C a 24°C.
Os ventos sopram sem direção preferencial e com intensidade fraca pelo estado. Não há risco para ocorrências meteorológicas.
TERÇA-FEIRA (22)
Na terça-feira (22), o tempo volta a ficar instável em Santa Catarina devido a formação de uma área de baixa pressão e ao fluxo de calor e umidade vindo da região amazônica. O dia amanhece com tempo firme, mas a partir da tarde temporais isolados podem ser observados em todas as regiões catarinenses, com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco para ocorrências associadas a estas condições é baixo a moderado. O dia já amanhece quente no Grande Oeste, com as temperaturas mínimas variando entre 14°C e 19°C. Nas demais regiões, as mínimas oscilam entre 8°C e 15°C. As temperaturas se elevam rapidamente e as máximas podem chegar aos 35°C no Litoral Sul e aos 32°C no Extremo Oeste, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Nas demais regiões, variam entre 24°C e 30°C. Os ventos sopram de quadrante norte, com intensidade moderada e rajadas que podem superar os 60 km/h.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Na quarta-feira (23), as instabilidades se intensificam entre o sul do estado e a Grande Florianópolis, onde são esperados temporais com chuva pontualmente intensa. Enquanto isso, o calor segue predominando no restante do estado com chance de temporais isolados. Ao longo da quinta-feira (24), os ventos viram de sul por conta da entrada de uma área de alta pressão no estado, provocando um declínio acentuado nas temperaturas.
Elaborado em: 21/08/2023 às 05:00 – N° 233/2023
Meteorologista: Nicolle Reis