16.6 C
Itapema
segunda-feira, julho 15, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaTempo muda em SC esta sexta-feira(18)

    Tempo muda em SC esta sexta-feira(18)

    Em:

    Em Destaque

    Tempo muda em SC esta sexta-feira(18)

    Na sexta-feira (18), o tempo muda em SC, com aumento de nuvens no decorrer da manhã e condições para chuva e temporais isolados a partir do início da tarde, com a chegada de uma frente fria.  A chuva começa pelas áreas de divisa com o RS e se estende para as demais regiões até o final do dia. Por alguns momentos a chuva ocorre de forma intensa e acompanhada por temporais com  raios, rajadas de vento e granizo, o que deixa o risco moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais. 

    À tarde, as temperaturas máximas variam  entre 27 e 30°C em praticamente todo estado, superando este valor no Litoral Sul, onde se aproximam dos 34°C.

    O vento ganha força, sobretudo do Oeste aos Planaltos, onde apresenta intensidade moderada (35 a 40km/h) e rajadas fortes, acima de 70 km/h, com risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas a destelhamentos, quedas de galhos de árvores e interrupção de energia elétrica.

    No mar, as ondas começam a virar de leste/nordeste para sul/sudeste no final do dia, com altura entre 1,0 e 1,5m.

    1 5
    https://youtube.com/watch?v=D1somJTcfBo%3Ffeature%3Doembed

    SÁBADO (19)

    sábado (19) começa com tempo instável e com chuva do centro ao norte do estado, mas no decorrer da manhã uma massa de ar seco e frio estabiliza o tempo e o sol volta a aparecer. O risco é baixo para ocorrências relacionadas às chuvas. As temperaturas declinam em relação aos dias anteriores e as mínimas no amanhecer oscilam de 5 e 9°C na Serra, entre 8 e 12°C do Oeste ao Planalto Norte e de 14 a 17°C no litoral. À tarde com a presença do sol as máximas se aproximam dos 20°C na maior parte do estado, permanecendo a Serra e áreas mais altas do Meio-Oeste com temperaturas entre  13 e 16°C. Vento de direção sudoeste a sul, fraco a moderado e com rajadas variando entre 50 e 60km/h, principalmente na madrugada e do centro ao leste do estado. Mar agitado do Litoral Sul até a Grande Florianópolis, com ondas de sul/sudeste entre 1,5m e 2,0m e picos de até 2,5m, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas à agitação marítima. No restante do litoral, ondas de sul/sudeste entre 1,0m e 1,5m.

    2 5

    DOMINGO (20)

    No domingo (20), tempo firme e predomínio de sol na manhã em todas as regiões. No decorrer da tarde, áreas de instabilidade se formam no PR e recuam para SC, favorecendo aumento de nuvens e condição para pancadas de chuva e algumas trovoadas, nas áreas de divisa entre SC e PR, com risco baixo para ocorrências associadas. O frio aumenta e as mínimas no amanhecer atingem valores abaixo de 0°C nos Planaltos e no Meio-Oeste. Nas demais regiões, mínimas entre 5 e 9°C. Há condições favoráveis para formação de geada ampla no estado. À tarde as máximas oscilam entre 21 e 24°C na maioria das regiões, com exceção apenas dos planaltos onde variam de 17 a 20°C. O vento vira novamente para o quadrante nordeste/noroeste, com rajadas de 35 a 50km/h do Oeste ao Litoral Sul. O mar passa a apresentar agitação localizada, provocada pelo vento nordeste, com ondas de sudeste a leste, com picos próximos a 2,0m no Litoral Sul e Grande Florianópolis e entre 1,0m e 1,5m no restante do litoral. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.

    3 5

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    Na segunda-feira (21), a instabilidade se afasta para o mar e o tempo volta a ficar firme em todo estado, com temperaturas baixas pela manhã e em elevação à tarde. Na terça-feira (22), uma nova frente fria se forma no RS e avança em direção a SC, provocando aumento de nuvens no final do dia, bem como condições para chuva isolada nas áreas de divisa de SC com o RS. 

    rodape

    Cidades