A quarta-feira (20) inicia com a formação de nevoeiros no Centro e Leste catarinense, nessas áreas haverá maior cobertura de nuvens com eventual ocorrência de chuva fraca e isolada nos extremos do dia e predomínio de sol com variação de nuvens em grande parte do período. No Grande Oeste o sol predomina na maior parte do dia e entre a tarde e a noite podem ocorrer pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas e temporais isolados com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva intensa em curto período de tempo, com risco baixo a localmente moderado para ocorrências associadas.
O vento sopra de direção norte/nordeste com intensidade fraca a moderada e rajadas de até 60 km/h do Meio-Oeste ao litoral entre a manhã e a tarde.
As temperaturas mínimas variam entre 13 e 19°C no Meio-Oeste, planaltos e no Alto e Médio Vale do Itajaí e oscilam entre 19 e 22°C nas demais áreas. As máximas marcam entre 26 e 32°C no Oeste e Extremo Oeste e variam entre 20 e 29°C no restante do estado.
Mar pouco agitado, com ondas de direção sudeste e alturas entre 1,5 m e 2,0 m do Litoral Sul à Grd. Florianópolis e mar calmo, com ondas de até 1,5 m no Litoral Norte.
QUINTA-FEIRA (21)
A quinta-feira (21), será mais um dia que inicia com formação de nevoeiros em todas as regiões, temperaturas altas e predomínio de sol no estado. Nos extremos do dia há chance de chuva fraca e isolada no litoral e proximidades e de pancadas de chuva e temporais bem isolados entre a tarde e a noite no Grande Oeste e em áreas de divisa com o RS, com risco baixo para ocorrências associadas. O vento sopra de direção norte/nordeste com intensidade fraca a moderada e com rajadas em torno de 45 km/h do Oeste aos planaltos entre a madrugada e a manhã. O dia amanhece com temperaturas entre 8 e 16°C entre os planaltos e entre 16 e 22°C no restante do estado. As máximas variam entre 21 e 33°C por SC.
SEXTA-FEIRA (22)
A sexta-feira (22) inicia com formação de nevoeiros e predomínio de sol com variação de nuvens no estado. A partir da tarde, a atuação de uma área de baixa pressão, associada ao aquecimento diurno e oferta de umidade fornece condições para o desenvolvimento de temporais isolados acompanhados de raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva intensa em curto período de tempo principalmente nas áreas de divisa com o RS e nas regiões entre os planaltos. O risco é baixo a moderado para ocorrências como alagamentos pontuais, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. Nas demais áreas há chance de chuvas isoladas e passageiras. As temperaturas mínimas oscilam entre 13 e 22°C pelo estado e as máximas variam entre 27 e 36°C.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
No sábado (23), as instabilidades seguem atuando e causando os temporais pelo estado, que perdem força ao longo do período da noite. O risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas. No domingo (23), a manhã será com sol e variação de nuvens e entre a tarde e a noite ocorrem pancadas de chuva e temporais isolados pelo estado, devido ao aquecimento e umidade com risco baixo para ocorrências.
Elaborado em: 20/12/2023 às 05:00 – N° 354/2023
Meteorologista: Ana Luiza Dors Wilke