16.1 C
Itapema
segunda-feira, julho 15, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaA quinta-feira (21) terá predomínio de tempo firme com sol e variação...

    A quinta-feira (21) terá predomínio de tempo firme com sol e variação de nuvens na maior parte dos municípios do estado

    Em:

    Em Destaque

    A quinta-feira (21) terá predomínio de tempo firme com sol e variação de nuvens na maior parte dos municípios do estado

    O dia começa com a formação de nevoeiros em algumas regiões, que dissipam já nas primeiras horas da manhã. Entretanto, nos extremos do dia, ainda há chance de chuva fraca e isolada no litoral, Vale do Itajaí e proximidades e de pancadas de chuva esparsas e temporais muito isolados entre a tarde e à noite entre o Grande Oeste, Litoral Sul e em áreas de divisa com o RS, com risco baixo para ocorrências associadas.

    Os ventos variam de norte a leste com intensidade fraca a moderada e com rajadas próximas dos 45 km/h do Oeste aos planaltos entre a madrugada e manhã e no Litoral Sul à tarde.

    O dia amanhece com temperaturas entre 12 e 17°C entre os planaltos e Meio-Oeste e entre 17 e 23°C nas demais áreas. À tarde, as temperaturas variam entre 30°C e 32°C no Extremo Oeste, Litoral Sul e Litoral Norte e de 26°C a 30°C nas demais áreas, com exceção das áreas serranas, onde ficam ainda menores.

    Mar pouco agitado com ondas de leste entre 1 e 1,8 m.

    Captura de tela 2023 12 21 005252

    SEXTA-FEIRA (22)

    A sexta-feira (22) inicia com formação de nevoeiros em várias regiões, que mais uma vez, dissipam nas primeiras horas da manhã, dando lugar ao predomínio de sol. A partir da tarde, a atuação de uma área alongada de baixa pressão, associada ao aquecimento diurno e a oferta de umidade favorece o desenvolvimento de temporais isolados acompanhados de raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa em curto período de tempo, principalmente entre os planaltos, Meio-Oeste e parte do Vale do Itajaí e Grd. Florianópolis. O risco é moderado a pontualmente alto para ocorrências como alagamentos pontuais, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. As temperaturas mínimas oscilam entre 15°C e 19°C entre o Planalto Sul, Planalto Norte e Meio-Oeste e de 20°C a 23°C nas demais regiões. À tarde, as temperaturas ficam próximas ou acima dos 30°C na maioria das regiões, com destaque para trechos do Extremo Oeste, Vale do Itajaí e do Litoral, onde os termômetros devem se aproximar dos 33/34°C.

    Captura de tela 2023 12 21 014641

    SÁBADO (23)

    O sábado (23) será mais um dia com tempo instável com condição para temporais em todo estado. O fluxo de ar quente e úmido proveniente da região amazônica direcionado para o estado, somado a instabilidades atmosféricas, volta a favorecer a formação de temporais em diferentes regiões ao longo do dia, começando pelo Oeste e áreas de divisa com o RS entre a madrugada e manhã e ganhando intensidade sobre todas as regiões entre a tarde e noite.  O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais como alagamentos pontuais e enxurradas, destelhamentos, danos à rede elétrica e queda de galhos e árvores. Os ventos variam de noroeste a nordeste pelo estado com rajadas entre 40 e 50 km/h, com valores pontualmente maiores associados à atuação dos temporais. No amanhecer, temperaturas entre 17°C e 19°C entre os planaltos e Meio-Oeste e de 19°C a 24°C nas demais áreas, com os maiores valores sendo observados no litoral. Antes das instabilidades, temperaturas entre 27°C e 33°C, com as maiores temperaturas sendo registradas entre o litoral e o Vale do Itajaí.

    Captura de tela 2023 12 21 021208

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    No domingo (24), véspera de Natal, o tempo volta a apresentar condições de melhoria em grande parte de SC com predomínio de sol na maioria das regiões. A exceção fica nas áreas do litoral e áreas próximas, que ainda podem registrar pancadas de chuva e temporais isolados na madrugada e à tarde. Na segunda-feira de Natal (25), a formação de uma frente fria entre o RS e SC e de um Ciclone Extratropical no mar, favorece o retorno da chuva e da condição de temporais à todas as regiões catarinenses.

    Elaborado em: 21/12/2023 às 05:00 – N° 355/2023

    Meteorologista: Fernando Rafael

    Cidades