13.9 C
Itapema
sábado, julho 13, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaA sexta-feira (22) será de tempo instável em todo o estado de...

    A sexta-feira (22) será de tempo instável em todo o estado de Santa Catarina

    Em:

    Em Destaque

     

    A sexta-feira (22) será de tempo instável em todo o estado de Santa Catarina

    O dia amanhece com o sol na maior parte do estado e a partir da tarde, há condições para temporais, acompanhados de raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo. Além disso, em curtos períodos de tempo, a chuva pode ser bastante volumosa.

    Estas condições podem provocar transtornos como destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica, assim como alagamentos e enxurradas pontuais. risco é alto entre as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e parte do Vale do Itajaí. Nas demais áreas, o risco é moderado.

    As temperaturas marcam valores médios entre 31 e 33°C no estado, com extremos de até 36°C no Vale do Itajaí e Extremo Oeste.

    1 6

    Temporais com chuva intensa entre a sexta-feira (22) e o sábado (23)

    Sábado (23)

    O sábado (23) será mais um dia com tempo instável com condição para temporais em todo estado, que devem atuar já desde a madrugada, dando continuidade as instabilidades que iniciaram na sexta-feira. No período da tarde, os temporais podem ganhar força novamente, em especial do oeste ao norte de SC. Nas demais áreas, a nebulosidade predomina e diminui as instabilidades. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais como alagamentos e enxurradas, destelhamentos, danos à rede elétrica e queda de galhos e árvores. O tempo fechado ameniza as temperaturas em relação aos últimos dias, as temperaturas acima de 30°C ficam restritas apenas a áreas do Extremo Oeste, Vale do Itajaí e norte de SC.  Nas demais regiões as temperaturas registram valores médios entre 22 e 28°C.

    2 6

    Domingo (24)

    No domingo (24), véspera do Natal, a instabilidade diminui, e o dia inicia com tempo firme e predomínio de sol no estado. À tarde, com o calor e umidade, há condições para pancadas de chuva e temporais isolados, característicos do verão, em especial nas áreas do Grande Oeste ao norte de SC. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais como alagamentos e enxurradas, destelhamentos, danos à rede elétrica e queda de galhos e árvores. As temperaturas voltam a subir em todas as regiões, com máximas acima de 30°₢ no Grande Oeste, Vale do Itajaí e norte de SC. A exceção fica para as regiões entre o Planalto Sul, Litoral Sul e Grd. Florianópolis, que ainda oscilam entre 27°C a 30°C.

    1 6

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    No dia de Natal, segunda-feira (25), o tempo volta a mudar no estado, quando uma frente fria associada a um ciclone que se forma sobre o mar, entre SC e o RS, provoca novos temporais com chuva intensa, rajadas de vento e eventual queda de granizo. As instabilidades avançam pelas áreas de divisa com o RS no final da manhã e se estendem para as demais regiões no decorrer do dia. Os ventos também ganham força e sopram constantes no estado, com rajadas entre 50 e 70 km/h. Na terça-feira (26), com o afastamento da frente fria, o tempo volta a ficar firme em todas as regiões, mas os ventos ainda seguem atuando na metade leste do estado, principalmente nas áreas litorâneas, deixando o mar agitado no Litoral Sul e Grande Florianópolis.

    Elaborado em: 22/12/2023 às 05:00 – N° 356/2023

    Meteorologista: Caio Guerra

    Cidades