16.8 C
Itapema
sábado, junho 21, 2025
mais
    InícioSanta CatarinaA quarta-feira (24) será mais um dia de tempo instável na maior...

    A quarta-feira (24) será mais um dia de tempo instável na maior parte de SC

    Em:

    Em Destaque

    SC amplia Tarifa Social: 477 mil famílias podem zerar conta de luz

    Benefício gratuito atinge famílias que consomem até 80 kWh e...

    Yeesco luta pela liderança contra Cunha Porã em Itapema

    Jogo marca final da primeira fase da Série Prata...

    Frio chega com força: neve isolada e geadas podem atingir SC na próxima semana

    Massa polar trará termômetros abaixo de zero e risco...

     

    A quarta-feira (24) será mais um dia de tempo instável na maior parte de SC

    Assim como nos dias anteriores. Ao longo do litoral e Vale do Itajaí, a circulação marítima somada a instabilidades atmosféricas, segue contribuindo para maior nebulosidade e chuva persistente, eventualmente acompanhada de trovoadas ao longo do dia, especialmente no Litoral Norte, onde a chuva deve ser intensa a volumosa ao longo do dia, resultando em acumulados pontualmente elevados. Entre o Oeste e os planaltos, o sol aparece entre muitas nuvens ao longo do dia e o calor combinado ao ambiente atmosférico instável volta a favorecer os temporais isolados, principalmente a partir do final da manhã e início da tarde. O risco é moderado a alto para ocorrências meteorológicas. 

    Os ventos variam de sudeste a nordeste com rajadas entre 35 e 55 km/h, estando mais fortes no litoral.

    As temperaturas permanecem amenas, ficando próximas dos 28°C no Extremo Oeste, 22/24°C no litoral e entre 16°C e 23°C nas demais áreas. A agitação marítima aumenta ao longo do dia com ondas de leste entre 1,5 a 2,5 m.

    Captura de tela 2024 01 23 234244

    Veja a previsão

    QUINTA-FEIRA (25)

    Na quinta-feira (25), embora haja uma ligeira diminuição da instabilidade, permanece a condição para chuvas persistentes no litoral e áreas próximas e com temporais bastante isolados entre o Oeste e os planaltos, especialmente a partir da tarde. No litoral, a chuva ocorre de fraca a moderada intensidade e intercalada por períodos de melhoria, mas pode ser intensa a volumosa em alguns momentos, especialmente no Litoral Norte. O risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas. O mar continua agitado entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, com ondas  de leste/sudeste com picos de até 2,5 m. Os ventos estarão predominantes de leste/sudeste com rajadas entre 40 e 60 km/h entre o Meio-Oeste e litoral. No amanhecer, temperaturas entre 8°C e 13°C no Planalto Sul e entre 12°C e 16°C no restante do estado, com exceção do litoral, onde ainda oscilam entre 17°C e 22°C.

    Captura de tela 2024 01 24 001401

    SEXTA-FEIRA (26)

    Na sexta-feira (26), a circulação marítima volta a se intensificar no leste de SC, com condição para chuva persistente e pontualmente volumosa ao longo do litoral com risco moderado a alto para ocorrências associadas. Do Grande Oeste aos planaltos e Alto Vale do Itajaí, a combinação de calor e umidade, além de instabilidades atmosféricas mantém o ambiente favorável ao desenvolvimento de pancadas de chuva e temporais isolados, especialmente à tarde com risco baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais. Ventos predominantes de leste com rajadas entre 40 e 55 km/h pelo estado. As temperaturas permanecem o mesmo padrão dos dias anteriores, estando mais baixas durante o amanhecer  e amenas durante o dia, se aproximando dos 27/28°C no Extremo Oeste, 23 a 26°C no litoral e Vale do Itajaí e entre 16°C a 23°C nas demais áreas. Ondas de leste entre 1,5 e 2,2 m.

    Captura de tela 2024 01 24 011106

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    No final de semana (27 e 28) a circulação marítima segue favorecendo a ocorrência de chuvas persistentes e volumosas entre o Litoral Norte, Baixo Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Nas demais áreas, a condição para pancadas de chuva e temporais isolados típicos de verão também continua.

    Elaborado em: 24/01/2024 às 05:00 – N° 024/2024

    Meteorologista: Fernando Rafael

    Cidades