De maneira geral, as chuvas ocorrem com fraca a moderada intensidade, mas por vezes vêm com forte intensidade no Litoral Norte, principalmente a partir da tarde. O risco é moderado a alto para ocorrências por conta dos volumes já precipitados. No restante de SC há condições para temporais isolados entre a tarde e a noite, com risco é baixo a moderado para ocorrências associadas.
Mar agitado entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, com ondas de leste/sudeste com picos de até 2,5 m.
Máximas entre 26 e 30°C no Grande Oeste, parte do Vale do Itajaí e Litoral Norte.
SEXTA-FEIRA (26)
Na sexta-feira (26) as chuvas continuam persistentes e ganham força ao longo de todo o litoral catarinense, com risco moderado a alto para ocorrências como alagamentos e enxurradas. Do Grande Oeste aos planaltos e Alto Vale do Itajaí, a combinação de calor e umidade mantém o ambiente favorável para o desenvolvimento de temporais isolados entre a tarde e a noite, que podem trazer chuvas pontualmente intensas em curto período de tempo. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais. Temperaturas seguem amenas no amanhecer e as máximas ficam na casa dos 30 °C no Grande Oeste e Vale do Itajaí.
SÁBADO (27)
No sábado (27) a intensificação de uma baixa pressão reforça a instabilidade em SC. Nas áreas litorâneas a chuva continua a ocorrer de forma persistente e, por vezes intensa, resultando em acumulados expressivos, principalmente no Litoral Norte. No Grande Oeste, os temporais também se intensificam, podendo trazer chuva pontualmente intensa, vendaval e eventual queda de granizo. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas às condições de tempo. As temperaturas voltam a subir no litoral, se comparado aos dias anteriores, com máximas de 27 a 30°C. No Oeste o calor também aumenta e as temperaturas devem passar dos 30°C.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
No final de semana (27 e 28) a circulação marítima segue favorecendo a ocorrência de chuvas persistentes e volumosas entre o Litoral Norte, Baixo Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Nas demais áreas, a condição para pancadas de chuva e temporais isolados típicos de verão também continua.
Elaborado em: 25/01/2024 às 05:00 – N° 025/2024
Meteorologista: Nicolle Reis